REDE 082/2021

São Bernardo do Campo, 09 de abril de 2021

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1:  Formação USP Ensino Híbrido (Resp.: Márcia Borges e PCNP Edinéia)

Informamos às Equipes Gestoras que a formação USP Ensino Híbrido, estará disponível em horários de ATPCs no dia 13/04 ao vivo, com reprise nos dias 14 e 15 de abril, módulos I e II. 

Links para acesso:

13/04 –  https://www.youtube.com/watch?v=hFHaVShvP8E
14 /04https://www.youtube.com/watch?v=Ct_sMXy40-s
15/04 – https://www.youtube.com/watch?v=fpJrzhiRzSk 

 

 

Assunto 2: Entrega dos fascículos Aprender Sempre 1º semestre 2021 – Ensino Médio. (Resp.: PCNP Mário Machado)
Recebemos um reforço consistente de nossa reserva técnica quanto aos fascículos do material Aprender Sempre referente ao Ensino Médio – sendo possível atender a demanda de todas as Unidades Escolares.
Por conta disso, atenderemos as escolas nesta segunda-feira (12/04) pelo sistema de “Drive-thru” com entrada pelo estacionamento da DE, atendendo os protocolos de distanciamento e higiene.

Para tanto, será necessário que as Unidades Escolares atualizem as quantidades de faltas e sobras destes fascículos através deste link de acordo com a rede 28/21 pois, a partir desta atualização, poderemos separar as quantidades necessárias para atender a escola.

Link.: https://drive.google.com/file/d/1g0FFG0S7Q5E8jNIF463Rfo9YnHgoVZaa/view?usp=sharing

Para evitar congestionamentos, solicitamos as Unidades Escolares que se atentem aos horários de atendimento para esta mobilização:

Dia 12/05 (segunda-feira) – das 9h às 12h – escolas 1 a 41.
                                        das 13h às 16h – escolas 42 a 81.

Em relação aos fascículos Aprender Sempre do Ensino Fundamental, assim que recebermos o reforço alertamos as Unidades Escolares e faremos o mesmo procedimento para entrega. 

 

Assunto 3:  Aplicação da AAP referente ao 1º Bimestre (Resp.: PCNP´s Ana Paula, Daniel, Mario e Murilo)
Informamos às Equipes Gestoras que será realizada a aplicação da AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo) referente ao 1º bimestre – AAP 1/2021, em edição digital, onde há integração entre as plataformas da SED (Secretaria Escolar Digital) e do CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), planejada especialmente para apoiar as avaliações processuais e formativas.
A AAP 1 conterá itens baseados nas habilidades essenciais do currículo, correspondentes ao 1º bimestre, e nas habilidades que compõem os marcos de desenvolvimento (constantes na plataforma CAEd) que incluem habilidades do ano/série em curso e também de anos anteriores.
Está sendo introduzido, a partir desta edição, mais um avanço e aprimoramento nas ações de apoio e acompanhamento da aprendizagem, com importante inovação que ampliará as áreas avaliadas pelas AAP, ficando assim constituída:

Prova de Língua Portuguesa – AAP 1 – destinada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.
Prova de Matemática – AAP 1 – destinada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.
Prova de Ciência Humanas – AAP 1 Intermediária – destinada aos alunos do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, com itens da respectiva área, conforme etapa da escolaridade avaliada.
Prova de Ciências da Natureza – AAP 1 Intermediária – destinada aos alunos do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, com itens da respectiva área, conforme etapa da escolaridade avaliada. 

O período previsto para aplicação da AAP 1 é de 12 a 30 de abril de 2021. As provas estarão disponíveis para realização pelos alunos na Plataforma CAEd, e poderão ser acessadas remotamente pelos estudantes ou, quando for o caso, acessadas nas unidades escolares para aqueles que precisarem, com apoio da equipe escolar, sempre seguindo as orientações e protocolos de segurança sanitária orientados à rede. No link Tutorial_Alunos.pdf poderá ser encontrado o Tutorial utilizado na AAP 3/2020, relembrando os procedimentos para o acesso às provas na plataforma.  

Os estudantes público-alvo da educação especial que necessitarem de ampliação das provas, deverão utilizar tablet ou computador que disponham de recurso para a ampliação necessária, utilizando igualmente a Plataforma CAEd para sua resolução. Na impossibilidade do acesso em casa, as provas poderão ser acessadas nas unidades escolares, com apoio do professor especializado, sempre seguindo as orientações e protocolos de segurança sanitária orientados à rede. 

Posteriormente ao processo de aplicação os dados e informações resultantes desta avaliação serão estatisticamente processados e disponibilizados na Plataforma CAEd, incluindo participação, desempenho por habilidades avaliadas (DE, escola, turma, aluno, prova) e orientações pedagógicas relativas às habilidades diagnosticadas como prioritárias, para apoio às ações pedagógicas junto aos estudantes.

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo