REDE 079/2020

São Bernardo do Campo, 17 de março de 2020

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO

Assunto: Estágio probatório dos ingressantes do QM (Resp.: Sup. Luis)
Solicitamos dos gestores escolares providências quanto ao Estágio Probatório dos ingressantes do quadro do magistério na seguinte conformidade:

  • Atualizar, se necessário, as comissões de avaliação respeitando a exigência legal de mesmo nível hierárquico ou superior dos avaliados.
  • Nenhum avaliado pode fazer parte da comissão de avaliação de sua unidade escolar.
  • Comunicar à Diretoria de Ensino a nova composição da comissão de avaliação mediante ofício, com a finalidade de publicar no Diário Oficial.
  • Proceder as avaliações dos docentes com celeridade, na ordem de ingresso e/ou de acordo com outras necessidades mais prementes.
  • Após a avaliação, o ingressante tomará ciência no “portalnet” de sua avaliação, devendo apor sua concordância.
  • As unidades escolares não poderão pular etapas ou anexos e deverão encaminhar as avaliações para a Comissão da Diretoria de Ensino.
  • Os gestores das unidades escolares deverão oficiar para a Diretoria de Ensino (ofício físico, numerado) informando os nomes dos ingressantes aptos à confirmação no cargo e publicação no Diário Oficial do Estado.
  • Alertamos para a responsabilidade das direções de escola quanto aos procedimentos de estágio probatório, conforme legislação pertinente.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: PNLD 2020 (Resp.: PCNPs Emerson, Juliana e Rogério)
A ferramenta de remanejamento de livros do PNLD está disponível com novas funcionalidades na plataforma PDDE Interativo/SIMEC, que em 2020 foi atualizada.
As escolas com livros ociosos devem oferecê-los na plataforma para que as unidades com falta de livros possam requisitá-los. O sistema de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC fica permanentemente aberto e disponível para que as escolas realizem as trocas dos livros didáticos.
É fundamental que todas as escolas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) acessem o sistema e ofertem os livros excedentes disponíveis para remanejamento que é essencial para um bom funcionamento do programa.
O remanejamento é sempre a alternativa mais rápida para solucionar a falta de livros nas escolas. As unidades escolares deverão manter atualizada suas informações cadastrais e atualizar os quantitativos de sobras e faltas. O manual de remanejamento 2020 segue anexo.

 

Assunto 2: Levantamento de Sobras dos Cadernos do Aluno – volume I e II (Resp.: PCNPs Murilo, Marco e Mário)
Solicitamos às equipes gestoras que atendam à Informação 4 do Boletim COPED nº 7, promovendo um levantamento de eventuais sobras de Cadernos do Aluno dos Programas Ler e Escrever, EMAI, São Paulo Faz Escola, edições antigas/desatualizadas, anteriores a 2019, em posse das respectivas unidades escolares.
Para tanto, duas planilhas deverão ser preenchidas: A das sobras de Cadernos do Aluno (São Paulo Faz Escola) do Volume I e do Volume II.
Em caso de item zerado, não deixar em branco, mas preencher com “0” (zero).
Ressaltamos que se trata de um levantamento e que não está autorizado o descarte dos cadernos. Posteriormente, serão encaminhadas novas instruções.
O preenchimento das planilhas compartilhadas deverá ser realizado até o dia 20 de março de 2020.

Segue os links das planilhas:

 

 

Assunto 3: Documento orientador – Atividades a distância e de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus (Resp.: PCNP Aline Siqueira)
Considerando a suspensão das aulas por tempo indeterminado nas escolas da rede estadual de São Paulo, a Coordenadoria Pedagógica apresenta sugestões de atividades de conscientização sobre o coronavírus às escolas, assim como orientações para que os professores proponham atividades a serem realizadas pelos alunos, em casa, enquanto as aulas estiverem suspensas.
Aproveitem a semana de 16 a 20 de março, especialmente os momentos de ATPC e ATPL, para elaborar roteiros de estudo dos alunos, de forma que estes possam continuar desenvolvendo atividades pedagógicas, ainda que em casa por tempo indeterminado.
Salientamos também que, neste momento, é fundamental a sensibilização dos pais e responsáveis para que participem e promovam as atividades junto aos estudantes.
Segue documento completo. 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.