REDE 077/2020

São Bernardo do Campo, 16 de março de 2020

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: “Convocação para Orientação Técnica: “Reunião de Trabalho 2020.” (Resp.: Equipe de Educação Especial)
A reunião de trabalho seria realizada no dia 18 de março conforme Rede 075/2020 foi cancelada, conforme orientações da Secretaria da Educação.

 

 

Assunto 2: A coordenação geral do CENPEC divulga o Prêmio Samsung- Respostas para o Amanhã.  (Resp.: PCNP’s Aline, Elisangela, Fernanda e Silmara)
As escolas da rede Estadual de Ensino estão convidadas a participar do Prêmio Respostas para o Amanhã, de iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC.
O Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de Ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as Ciências e a Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real. Para se inscrever basta acessar o link

 

Assunto 3: Turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACD): Prazos para entrega dos Planos Anuais de Trabalho (Resp.: PCNP Mário Machado)
Solicitamos às Equipes Gestoras que repassem aos professores de Educação Física os prazos para entrega dos planos de ensino relativo às ACD’s, acatando o que determina os artigos 10 e 16 da Resolução SE 4, de 15-01-2016.
1.Todos os professores de Educação Física que tiverem atribuídas, até a presente data, aulas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD destinadas a turmas mantidas ao final de 2019, deverão apresentar à direção da Unidade Escolar:

1.1   Até 27 de março: Plano anual de trabalho, por turma de alunos, contendo.

a) Dia e horário das respectivas aulas, observando que as mesmas deverão ocorrer em turno diverso daquele em que os alunos estudam, sempre dentro de um único turno, podendo, inclusive, ocorrer no período noturno e/ou aos sábados, conforme previsto pelo artigo 3º da Resolução SE 4, de 15-01- 2016.

b) Lista completa dos alunos que integram a turma, contendo nome, RA, RG, data de nascimento e ano/série/classe de origem, de forma a assegurar eventuais ajustes no sistema, atentando para o fato de que a lista inicial de alunos matriculados poderá, no momento de planejamento e de definição de categoria da respectiva turma, ser acrescida de novo(s) participante(s), respeitado o mínimo de vinte (20) alunos por turma, conforme previsto no artigo 2º da referida Resolução.

Observação: As unidades escolares, após o recebimento dos planos anuais de trabalho, deverão atualizar no sistema de Cadastro de Alunos (SED) todos os dados relativos às turmas de ACD (horário, categoria, alunos) cujas aulas tenham sido atribuídas. Alterações somente poderão ser efetuadas até o último dia 03 de abril de 2020.

1.2    Até 10 de Abril: a Direção da Unidade Escolar deverá tramitar, ao Núcleo Pedagógico da DE (SEDUC 17525), através da Plataforma SEM PAPEL, os  Planos Anuais das respectivas turmas de ACD, juntando a cópia da folha do livro ATA da reunião de Conselho de Escola com a recondução da(s) referida(as) turma(s) para o ano de 2020.

1.3 Estará disponível no site da D.E. os tutoriais para orientar as U.E.s na tramitação destes referidos documentos. 

Segue tutorial   

  

Assunto 4: Projeto de Abertura de Turmas de Atividades Curriculares Desportivas – prazos e demais demandas (Resp.: Mário Machado)
Informamos às equipes Gestoras que conforme Resolução SE 4 de 15/01/2016, art. 8º – Novas Turmas de ACDs poderão ser formadas e homologadas no decorrer do ano letivo, observada como limite a data correspondente ao último dia útil do mês de agosto do ano em curso.

Para serem homologadas na conformidade do artigo 8º da referida Resolução, deverá ser obedecido o seguinte fluxo:

  •         Até o dia 10 de cada mês (de março a agosto): Tramitação pela Plataforma SEM PAPEL, os projetos e a cópia da Ata de Conselho de Escola permitindo a abertura desta(s) referida(s) turmas, para o SEDUC17525.
  •         Após o recebimento, análise e homologação dos Projetos de Abertura em conformidade do artigo 4º, 5º e 6º da referida resolução, os Planos da(s) nova(s) turma(s) em questão, a Equipe Curricular de Educação Física do COPED/CEFAF/CEM analisa e encaminha pedido de alteração do QR à equipe da CITEM/CEDEP;
  •         A Unidade Escolar fará a coleta e atribuição da(s) turma(s) em questão, já vinculando o professor regente à turma.

Segue tutorial

  

MERENDA ESCOLAR
Assunto: Entrega de Merenda Escolar (Resp.: Eliana)
Em  função da edição do Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), visando à suspensão de aulas no âmbito das Escolas Estaduais e do Centro Paula Souza – ETEC´s , estabelecendo no período de 16 a 23 de Março 2020, a adoção gradual dessa medida;
Comunicamos aos fornecedores a suspensão temporária do fornecimento dos gêneros alimentícios – hortifrutigranjeiros no mesmo período.
Reforçamos que continuaremos atentos à situação e tomaremos novas medidas, caso sejam necessárias, para assegurar as entregas e consequentemente a alimentação escolar, buscando assim evitar prejuízos e minimizar eventuais transtornos.
Qualquer atualização, referente a essa situação, será comunicada imediatamente a todos os fornecedores deste gênero e demais colaboradores

 

 

NÚCLEO DE REDE E MATRÍCULA
Assunto:  Projeto Predição de Evasão (Resp.: Raquel)
Atualizamos hoje o modelo preditivo de evasão escolar. O relatório com os alunos com alta probabilidade de evasão em cada Diretoria de Ensino e Unidade escolar pode ser encontrado na Secretaria Escolar Digital em Início -> Gestão Escolar -> Predição de Risco de Evasão:
https://sed.educacao.sp.gov.br/PlanoAcao/Evasao/Index

O relatório está disponível nos perfis de Diretores de Escola, Vice-Diretores de Escola e Professores Coordenadores Pedagógicos.

Seguem abaixo algumas informações a respeito do modelo preditivo:
O que é o modelo preditivo de evasão escolar?
O modelo preditivo utiliza mais de 120 atributos dos alunos da rede estadual para estimar a probabilidade de evasão de cada estudante. O modelo é atualizado a cada bimestre, com as notas e a frequência do bimestre anterior, e apresenta em seu relatório apenas aqueles com altíssima probabilidade de evasão.

O modelo preditivo pode errar?
Sim. O modelo pode errar tanto apontando como alta probabilidade de evasão um aluno que acabará não evadindo, erro conhecido como falso positivo, quanto não sinalizando um aluno como de alta probabilidade de evasão e esse aluno acabar evadindo, erro conhecido como falso negativo.

Contudo, a capacidade de predição do modelo é muito boa. O relatório do modelo preditivo de evasão escolar com dados do 3º bim de 2019 traz um total de 56.982 alunos com alta probabilidade de evasão. Desses alunos, 43% realmente abandonaram em 2019. Dos alunos que não abondaram, mas constavam no modelo, mais 23% não abandonaram, mas reprovaram em 2019. Para fins de comparação, o relatório com todos os alunos com menos de 75% de frequência em LP e MT e com notas inferiores à 2, traz um total de 80.943 mil alunos para toda a rede estadual. Desse total, apenas 7% realmente abandonaram em 2019.

O que fazer com os resultados do modelo?
O objetivo do modelo é apoiar as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares em ações focalizadas de combate à evasão. O modelo não tem por objetivo ser a única ferramenta para combate à evasão, já que o conhecimento que equipe gestora escolar e professores tem de seus alunos e de seu dia a dia será sempre o instrumento mais eficaz de combate à evasão e desenvolvimento da aprendizagem.

 

ESTER CAETANO DA SILVA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.