São Bernardo do Campo, 24 de março de 2022
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: Instrumentos de Gestão do Programa Ensino Integral (PEI) – Plano de Ação, Programa de Ação e Guias de Aprendizagem (Resp.: Sup. Carol e Ana Maria e PCNPs Sandra e Isabela)
Informamos que todas as metodologias e todos os instrumentos de gestão servem para todas as escolas PEI, independente da etapa que a unidade escolar atende (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio) ou número de turnos (PEI de 7h ou PEI de 9h), considerando as adaptações necessárias a cada escola e público atendido. Plano de Ação
Confira o modelo do documento Plano de Ação https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/wp-content/uploads/2021/04/Plano-de-Acao-PEI.pdf disponibilizado no site do PEI https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/.
Programa de Ação
Disponibilizamos aqui um modelo https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/wp-content/uploads/2021/04/Programa-de-Acao-PEI.pdf de Programa de Ação que pode ser adaptado conforme a necessidade e utilizado pelas escolas.
Guia de Aprendizagem
Em subsídio aos profissionais da rede, disponibilizamos um modelo de Guia de Aprendizagem https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-Aprendizagem_n02.pdf
Disponibilizamos um modelo de Guia de Aprendizagem para os Itinerários Formativos/Aprofundamentos Curriculares neste link https://drive.google.com/file/d/1EFlc1hO1qvDvicoOtCY20R3HAl7r_R8-/view?usp=sharing
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Ação CONVIVA – PARCERIA SAS (Resp.: Rosângela Marotti)
Solicitamos aos vice-diretores e aos Poc’s que participaram da formação da SAS no dia 14/03 para que respondam esse formulário avaliativo.
Prazo: 25/03
Assunto 2: Pesquisa SEDUC sobre professores fluentes em Língua Inglesa (Resp. PCNP Sandra e Renata)
Reiteramos as redes nº 67 e 69/2022 sobre a pesquisa referente a professores que possuem fluência na Língua Inglesa, independente da disciplina. Informamos que apenas 24 Unidades Escolares responderam até o momento. O preenchimento é obrigatório, mesmo que não tenha o profissional com o perfil solicitado e deverá ser feito pelo email institucional:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdunEn3sO_WGvZ_odDQkfeJ8hX1kRQ62Xnc9-yKTb_aIWJeew/formrestricted
Prazo: 25 de março
Assunto 3: ERRATA Currículo em Ação – Caderno do Professor – Ciências (Resp.: PCNP´s Kathleen)
Informamos a seguinte errata para o material do Currículo em Ação 2022, Caderno do Professor, componente curricular de Ciências – 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental:
Página 245 – Situação de Aprendizagem 3 – Atividade 1: “Transformação química na queima de um material”:
- Onde se lê: “material comburente”
- Leia-se: “material combustível”
NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto: Entrega do Envelope de Pagamento referência – Abril/2022 (Resp.: Ionara)
O prazo para os formulários do envelope de pagamento que serão digitalizados no e-mail desbcpag@educacao.sp.gov.br é partir de 23/03/2022 até dia 29/04/2022 às 16h30.
Lembrando novamente este e-mail é exclusivo para envio de formulários de pagamento e uma vez que os documentos foram enviados no e-mail não deve ser enviado o físico.
Os formulários devem ser escaneados no PDF-A de forma legível, os documentos sem consultas serão devolvidos para escola.
As Unidades Escolares devem acompanhar o sem papel diariamente, estamos devolvendo os documentos enviados para Secretaria da Fazenda nas programações anteriores, favor se atentarem nas devolutivas.
No caso de inconsistência atender a devolutiva da Fazenda, enviar novamente no próximo envelope de pagamento.
OBS: 1) neste caso incluir o arquivo corrigido no SEDUC que retornou da Fazenda conforme a orientação da reunião dos dias 23 e 24 de março de 2022.
2) A inconsistência que receberam no sem papel o SEDUC encaminhar para NFP, vamos devolver para Fazenda com os formulários refeitos no mesmo expediente. E no e-mail pag informar que foi enviado uma inconsistência informando o número do SEDUC para que eu possa localizar e tramitar para SEFAZ.
No caso de documentos que não foram atendidos na integra, exemplo: faltou em algum mês GDPI ou Gratificação de Prof. Coordenador, enviar um ofício F17 e ou F15 para Fazenda no próximo envelope de pagamento.
3) Fazer a consulta dos pagamentos rejeitados no sistema SED – “Recursos Humanos – Funcional – Consulta Processamentos Rejeitados – mês referência 03/2022, se necessário encaminhar formulários para acerto nesse envelope.
Obs. Favor verificar os rejeitados dos meses anteriores se foi resolvido, mudar para o status “PAGO RESOLVIDO” constam escolas com pendência dos meses 01 e 02/2022, que possui status diferente de resolvido.
Os documentos que são necessário a assinatura do Diretor do CRH, e os formulários F02, F05, F13 e o F14 de vice-diretor entregar no protocolo a partir de 23/04/2022 a 29/03/2022 até 16h30, não serão atendidos mais por e-mail.
Obs. Muita atenção ainda consta inconsistência de 26/01/2022 que não foram encaminhadas e não passaram no automático é necessário enviar nesta programação, conferir o PAPC, 11.3.1 e verificar se foi implantado ALE, GTCN e GDPI.
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo