Rede 068/2017

São Bernardo do Campo, 08 de março de 2017.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto: Transporte e cuidador de alunos especiais (Resp.: Renata)
Reiterando rede nº 037/2017, solicitamos que entrem em contato com o responsável do aluno especial e para que o mesmo avise, se possível,  com pelo menos 01 (um) dia de antecedência a falta/ausência do aluno, pois se o carro sair da garagem haverá o pagamento da viagem. 
Informamos que em 2016 os números de faltas foram significativas e sem aviso prévio ao gestor do contrato ou à Empresa Expresso Via Brasil e AME Cuidadores e que o problema continua em fevereiro de 2017. 

Não basta apenas marcar no relatório de frequência a ausência do aluno, ou seja, “quando o aluno for transferido de escola ou se tiver sido afastado por motivo de doença, cirurgia, consulta médica, etc.,  a Unidade Escolar deverá encaminhar ofício, e ligar para 4336.7490 ou em caso de urgência mandar e-mail para desbccaf@educacao.sp.gov.br para o gestor do contrato com a informação, desta forma temos como avisar a empresa e NÃO onerar os cofres públicos, e posteriormente gerar apuração de responsabilidade.”

 

Assunto 2: Atividades do cuidador (Resp.: Renata)
Conforme cláusula contratual  e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinados por Promotores de Justiça e Secretário da Educação, o cuidador tem como atribuições:

Período/Horário Tipo de necessidade Atividade do Cuidador
– Chegada do aluno na Escola. Locomoção – Recepcionar no portão;- Auxiliar no transporte de materiais e objetos pessoais até a sala de aula;
– Auxiliar o aluno até a sala de aula e acomodá-lo dentro da sala.
– Ida ao banheiro Locomoção Higiene – Atender ao chamado do(a) professor(a);
– Auxiliar o aluno para sair da sala;
– Auxiliar o aluno para deslocar-se até o banheiro;
– Iniciar os procedimentos necessários de acordo com a deficiência, o apoio ao aluno, desde a higiene antes da utilização do sanitário, até a desinfecção do aluno após uso do sanitário, e colocação de roupa se for o caso;
-Apoio para retornar à sala de aula;- Acomodar o aluno dentro da sala de aula.- Retirar-se da sala de aula.
– Administração de medicamentos – Solicitar a entrada em sala de aula conforme acerto prévio com o professor e diretor da escola;- Atender prescrição médica para ministrar o medicamento ao aluno;- Dar o medicamento;- Após ministrar o medicamento, devolvê-lo ao aluno;- Retirar-se da sala de aula.
– Intervalo para o lanche Locomoção

Higiene

– Buscar o aluno em sala de aula;- Auxiliar no deslocamento até o banheiro, atendendo os procedimentos já descritos, se necessário;
– Auxiliar no deslocamento até o pátio e demais dependências da unidade escolar;- Auxiliar a alimentação com os utensílios adequados (se for o caso) e inclusive os já utilizados e trazidos pelo aluno;
– Higienizar os objetos pessoais, quando necessário;
– Acompanhar até o banheiro para a higienização bucal, utilizando os acessórios previamente definidos ao aluno;
-Auxiliar a utilização de sanitário, caso necessário, utilizando a prévia e pós  higienização do aluno;
-Auxiliar no deslocamento até a sala de aula bem como sua acomodação.
– Intervalo para o lanche Locomoção – Higienizar os objetos de higiene bucal.
– Saída do aluno da Escola. Locomoção -Auxiliar o aluno na arrumação de seus objetos e materiais escolares;
– Acompanhar até o portão de saída;
– Acompanhá-lo até o transporte escolar, se necessário.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO 

Assunto 1:  Faltas do Caderno do Aluno Vol. 1 – 2017 (Resp.: PCNP Patricia Jinno)
Após feito o levantamento das sobras e faltas de Caderno do Aluno e o remanejamento entre as escolas, bem como o uso da reserva técnica da Diretoria de Ensino, solicitamos às equipes gestoras que ainda não conseguiram completar a quantidade necessária deste material, que preencham, neste formulário,  o número de Cadernos do Aluno volume 1 que ainda está em falta, para solicitação de uma POSSíVEL reserva técnica adicional.

 

 

 Assunto 2: Orientações para remanejamento dos livros PNLD 2017 (Resp.: PCNP Patricia Jinno)
A fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica, segue “Manual – Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos”.
Assim, o gestor da escola, utilizando o PDDE interativo, poderá especificar a quantidade de alunos e professores e a quantidade de livros do aluno e manuais do professor existentes na escola. A partir desse diagnóstico e dos outros diagnósticos realizados pelas demais escolas, o sistema verifica automaticamente qual a unidade de ensino que possui os livros didáticos em excesso, para que as escolas que precisam do mesmo livro possam solicitar o remanejamento. O Sistema de Remanejamento indicará a unidade que possui a obra em excesso e o quantitativo disponível. Após o diagnóstico da escola, o gestor poderá realizar o remanejamento ou utilizar a reserva técnica, caso não haja a possibilidade de realizar o remanejamento, ou, o remanejamento não seja suficiente para suprir o quantitativo de livros didáticos faltosos.

 

Assunto 3: Programa Novo Mais Educação (Resp.: PCNPs Carmem Dias e Anderson)
Conforme comunicado enviado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) as atividades do Programa Novo Mais Educação somente terão início após a construção do sistema de monitoramento e acompanhamento para seleção de voluntários que atuarão como Mediadores e Facilitadores.
Desse modo, orientamos a todas as escolas, que aguardem a disponibilização do sistema a ser implantado na plataforma PDDE Interativo, e somente a partir dessa seleção é que o programa efetivamente terá início.

 

  

Assunto 4: Divulgação da lista – Curso SUPERA (Resp: PCNP Rosângela)
Informamos aos inscritos para o Curso SUPERA que os candidatos confirmados na lista em anexo, receberão um email até  13/05/2017, segunda-feira  com as instruções para finalização da matrícula. Fiquem atentos aos e-mails para que possam concluir esta etapa.

 

 

Assunto 5: Programa Sala de Leitura 2017 – Formação de Gestores (Resp.: Sup.: Helenir e Rita Micheletti, PCNP Márcia Battistini e Analista Sociocultural Adriana)
Reiterando a rede 067/17, informamos que haverá videoconferência no dia 10/03/2017 (sexta-feira) das 09:00 às 12:30 sobre a Sala de Leitura 2017 – Formação de Gestores. Assim sendo, solicitamos a presença dos Professores Coordenadores apenas das escolas que estão com aulas atribuídas ao professor na sala de leitura.
O objetivo da videoconferência é:
-Conhecer a proposta do Projeto Sala de Leitura para 2017, seus papéis e responsabilidades e como serão apoiados pela equipe da Secretaria de Educação;
– Conhecer ou revisitar os indicadores e estratégias a serem utilizados no monitoramento do Programa;
-Orientar os professores na mobilização de seus pares, alunos e comunidade para realização das propostas pedagógicas do Programa Sala de Leitura.
Para a videoconferência solicitamos a leitura das orientações e disponibilizamos também o Caderno do Gestor.

 

Assunto 6: Abertura de novas turmas do Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa – Teacher Development Online (Resp.: Karina)
Solicitamos à equipe gestora ampla divulgação da abertura de novas turmas do curso do Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa – Associação Cultura Inglesa São Paulo – http://moodle.culturainglesasp.com.br
Público-alvo: Professores com licenciatura em Língua Inglesa (permitida dupla licenciatura Inglês – Português) efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de Língua Estrangeira Moderna (LEM) – Inglês, na Rede Pública Estadual; Professores efetivos em Língua Inglesa permitindo-se também a candidatura de professores efetivos em Língua Portuguesa, desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de língua inglesa na Rede Pública Estadual, no ETEC, na FATEC ou ainda OFA em Língua Inglesa com aulas atribuídas prioritariamente nos CEL.
Inscrições até o dia 10/03/2017 por meio de mensagem eletrônica (e-mail). Além disso, os interessados deverão obrigatoriamente fazer um teste de classificação de nível online no site da Cultura Inglesa (www.culturainglesasp.com.br). Também para realizar a inscrição, os interessados deverão enviar para o endereço eletrônico projetossociais@culturainglesa.com.br as seguintes informações: nome completo, endereço, idade, telefone celular, RG, CPF e data em que fez o teste de classificação online.

 

 

Ester Caetano da Silva Passeto
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino