Rede 067/2017

São Bernardo do Campo, 06 de março de 2017.

 

  

NÚCLEO PEDAGÓGICO

Assunto 1:  Dia do Patrono (Resp.: Cristiane Nunes e Patrícia Viola)
Com o objetivo de fazer valer a prática da Lei nº 1.245 de 23.12.1976, informamos às Unidades Escolares que deverão resgatar a história do seu Patrono e realizar a comemoração do dia, preferencialmente, na data natalícia do mesmo. Porém, o essencial é que haja a comemoração em qualquer tempo, antecedida de divulgação e estimulando o alunado para enfatizar a memória, sob a forma de concursos, eventos e outras iniciativas, a depender da criatividade de cada escola.

Solicitamos que as escolas, as quais já fizeram alguma atividade relacionada ao assunto, nos anos de 2015 e 2016, enviem um ofício descrevendo essas ações. As escolas que ainda não o fizeram devem também enviar o ofício com as ações a serem realizadas para o evento ao longo do ano.

 

 

 

Assunto 2: Boas Práticas das escolas da Diretoria de Ensino (Resp.: Helder de Moura e Silvana Sanches)

Com o intuito de disseminar as boas práticas desenvolvidas em nossa Diretoria de Ensino, solicitamos que as escolas enviem 1 (uma) boa prática escolhida pela equipe escolar.
Para subsidiar a compreensão e análise do que possa ser considerado uma boa prática, disponibilizamos um material de apoio.

As ações deverão ser enviadas, via ofício, em documento descritivo. Fotos e vídeos deverão ser enviados em CD.
Data de Entrega: 13/03/2017

 

 

Assunto 3: Programa Sala de Leitura 2017 – Formação de Gestores (Resp.: Supervisoras Helenir e Rita Miqueleti, PCNP Márcia Battistini e Analista Sociocultural Adriana)

Informamos que haverá videoconferência no dia 10/03/2017 (sexta-feira) das 09:00 às 12:30 sobre a Sala de Leitura 2017 – Formação de Gestores. Assim sendo, solicitamos a presença dos Professores Coordenadores apenas das escolas que estão com aulas atribuídas ao professor na sala de leitura.
O objetivo da videoconferência é:
-Conhecer a proposta do Projeto Sala de Leitura para 2017, seus papéis e responsabilidades e como serão apoiados pela equipe da Secretaria de Educação;
– Conhecer ou revisitar os indicadores e estratégias a serem utilizados no monitoramento do Programa;
-Orientar os professores na mobilização de seus pares, alunos e comunidade para realização das propostas pedagógicas do Programa Sala de Leitura.
Para a videoconferência solicitamos a leitura das orientações e disponibilizamos também o Caderno do Gestor.

 

  

Assunto 4: Orientação Técnica de Nivelamento  –  Programa Ensino Integral  (Resp.: Supervisoras Nilse e Ana Paula e PCNPs Silvana e Helder)
Convocando, nos termos da Res. SE 61/12, alterada pela Resolução SE 104/2012 e Resolução  SE 55/2013, para participar da Orientação Técnica: “Nivelamento das escolas do PEI 2017 ”,

Dia:             10/03/2017 – sexta-feira
Horário:      8h30 às 17h30

Local: Diretoria de Ensino de São Bernardo ( Sala da Rede do Saber –  piso térreo)

Público Alvo: Diretores e Professores Coordenadores Gerais das seguintes Unidades Escolares, Supervisores de Ensino e PCNP.

Material para a OT: solicitamos que a Escola providencie todo o material desenvolvido para o Nivelamento de 2016,   o Plano descritivo das ações constando as habilidades a serem desenvolvidas e ações previstas,  documentos de monitoramento, materiais de formação (quando houver), registro de ATPCG, indicadores de processo e resultado, livro de reuniões de alinhamento de Nivelamento ou qualquer outro documento que a escola desenvolveu ainda em 2016.

Caso a escola já esteja trabalhando na construção do PAN 2017, favor trazer o material.

 

 

 

Ester Caetano da Silva Passeto
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino