REDE 058/2019

São Bernardo do Campo, 01 de março de 2019.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO ESCOLAR
Assunto: Convocação para Escolas PEI (Resp.: Equipe do PEI)
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Gestores e Professores das Escolas de Ensino Integral para a cessão do Plenário da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, no dia 08/03/2019, das 8h às 17h para realização de palestra ministrada pela ONG Instituto Realiza Brasil, com o Palestrante Jorge Guzo, sobre o Tema: “Formação de Gestão de Pessoas e Indicadores.”

 

NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto: Cronograma de Pagamento março/2019 (Resp.: Mary)
Encaminhamos, anexo, Cronograma para Digitação Pagamento – março de 2019.
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução.
Solicitamos que consultem a opção 2.5.2 do PAEC e verifiquem as pendências de digitação.
A ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.
Contamos com a colaboração de todos.
Para a Concessão Automática de Vantagens (ATS e 6ª Parte)
Atualizar a Frequência (BFE) dos servidores até 08/03/2019
CRONOGRAMA – MARÇO-2019

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Curso para professores de Inglês da Rede Estadual. (Resp.: Karina)
A Associação Alumni, Um Centro Binacional Brasil – Estados Unidos em São Paulo (www.alumni.org.br), oferecerá o Curso Access Microscholarship for Teachers de dois semestres para Professores de Língua Inglesa da Rede Estadual. O curso será oferecido em parceria com a Embaixada dos EUA e ministrado por professores da Associação Alumni. Serão oferecidas dezoito (18) bolsas integrais, que incluem as aulas presenciais, atividades em componente online, sessões de imersão em inglês, material didático e subsídio para transporte.

Duração: 1 ano – Início: 28/03/2019
Carga-horária: 133h (anuais) formato presencial.
Dias da semana: Sextas-feiras das 9h às 12h.
Local: Alumni – Unidade Jardins – Rua Padre João Manoel, 319.

Critérios para inscrições:

  • ser professor regente de aula em Língua Inglesa;
  • ter idade entre 17 e 30 anos;
  • 5 (cinco) anos de experiência como professor de inglês;
  • ter proficiência em inglês básico (A1/A2 de acordo com o Quadro Europeu);
  • o professor não terá dispensa do ponto no dia e horário do curso.

Para inscrever-se, envie um e-mail para accessforteachers@alumni.org.br com o assunto “Interesse Curso Access for Teachers”. Informar o nome completo, o nome da escola onde trabalha e o número de telefone. Após entrarão em contato para realização do teste de classificação

 

 

Assunto 2: Inscrições OBMEP 2019 (Resp.: PCNP’s Ana Lúcia e Marcia Yassuhara)
Reiterando Rede 53/2019, lembramos à Equipe Gestora que estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Para realizar a inscrição, as unidades interessadas devem preencher a ficha cadastral disponível em www.obmep.org.br
Agradecemos as escolas já inscritas.
Informamos às escolas inscritas na OBMEP 2019 que poderão imprimir o certificado de participação dos alunos presentes na 2ª fase da OBMEP 2018. Para tal, devem acessar o site da OBMEP com login e senha cadastrados na inscrição deste ano.
No site também podem ser visualizados os alunos premiados na OBMEP 2018.


Assunto 3: Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica – Mares Limpos
(Resp.: PCNP.:  Waldirene, Elisângela, Aline e Silmara)
A ONU Meio Ambiente convida as escolas brasileiras a participarem do Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica – Mares Limpos, que consiste em uma mobilização global para reduzir o uso de plásticos descartáveis nas escolas e contribuir para combater a poluição plástica dos oceanos. Essa iniciativa faz parte da campanha global da ONU Meio Ambiente “A Mares Limpos”.
O Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica – Mares Limpos tem como objetivo levar informações aos/às estudantes, escolas e à comunidade escolar sobre o problema do consumo excessivo do plástico e quais as melhores formas de mudar o cenário da poluição plástica nos oceanos.
Para participar, os professores e professoras interessados deverão desenvolver um projeto para redução do uso de plásticos descartáveis na escola no dia a dia do(a)s estudantes, a ser implementado ao longo do primeiro semestre escolar. O projeto deve incluir atividades que conectem os estudantes com a temática, disseminem informação no ambiente escolar e proponham formas de reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano da escola e da comunidade escolar. O(a)s estudantes deverão registrar a implementação do projeto em fotos, vídeos e texto e enviar uma breve explicação sobre o projeto e seus resultados em inglês. Não é necessário registrar o projeto com antecedência.

Inscrições: Até 30 de junho o(a) professor(a) responsável deverá compartilhar online a história do projeto (com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos) e enviar um e-mail para cleanseas@un.org (com cópia para mareslimpos@gmail.com) com o link da publicação online e as informações listadas no documento do Desafio (página 3), disponível em www.bit.ly/DesafioEscolas2019 .
No documento do Desafio (www.bit.ly/DesafioEscolas2019) há sugestões de atividades para trabalhar a temática em sala de aula. O(a) professor(a) tem autonomia para criar outras ações que envolvam a escola e a comunidade e provoquem um movimento em sua região.

 

Assunto 4: Inscrição 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ( Resp: PCNP’s Cristiane Nunes e Juliana Paião)
Solicitamos às Equipes Gestoras ampla divulgação e adesão à 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), cujo objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas. Os participantes do concurso são os professores e estudantes das escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série ano do Ensino Médio.

Categorias de inscrição:
Memórias Literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Crônica: 8º e 9 anos do Ensino Fundamental
Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio
A inscrição é no site Escrevendo o Futuro, até 30 de abril de 2019, deve ser feita pelo Professor de Língua Portuguesa.
As informações do concurso, bem como materiais e regulamento, encontram-se no site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/
Para quaisquer outras dúvidas, encontramo-nos à disposição.

 

NÚCLEO DE OBRAS E MANUTENÇÃO ESCOLAR
Assunto: Fornecimento de Água e Energia (Resp.: Denis)
Informamos que as Unidades Escolares que estiverem com impedimento de acesso ao medidor para tomada de leitura de água e energia, por gentileza deixem o local completamente desobstruído para medição. Ressaltamos que é necessária a garantia de livre acesso ao medidor sob risco de suspensão do fornecimento (REN ANEEL 414/10 art 87 § 1º).

  

MERENDA
Assunto 1: Panela de Pressão (Resp.: Eliana)
Solicitamos às Unidades Escolares que verifiquem se há panela de pressão para disponibilizar para a EE. Francisco Cristiano Lima de Freitas, pode ser usada e em bom estado.

 

Assunto 2: Recebimento de GRs. (Resp.: Eliana)
Solicitamos às todas as Unidades Escolares que verifiquem se todas as GRs de hortifrutigranjeiros (frutas, legumes e ovos) foram recebidas no sistema SAESP II, serão geradas as GRs para solicitação de pagamento referente ao mês de fevereiro às 16 horas do dia de hoje, alertamos para a responsabilidade quanto aos pagamentos efetuados com atraso.

 

NÚCLEO DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informamos que o site está com problemas de estabilidade, muitas vezes ficando até fora do ar e esse problema está ocorrendo pelo terceiro dia. Esclarecemos que a PRODESP já está trabalhando para corrigir.
Informamos que encaminhamos as redes, também para o e-mail institucional das unidades escolares.

 

 

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo