REDE 055/2018

São Bernardo do Campo, 06 de março de 2018.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo (Resp.:PCNP’s Marcia Yassuraha e Márcia Battistini)
Reiterando as redes 35 e 49/2018, de acordo com a importância do assunto tratado, VAMOS CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS, solicitamos às equipes gestoras que assistam a Videoconferência, transmitida em dois blocos sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo, disponíveis no site da Rede do Saber – http://www.rededosaber.sp.gov.br/, na videoteca. Para pesquisar, digitar o período de 01/03/2018 a 01/03/2018.

Para acompanhar a videoconferência, disponibilizamos os materiais:

Arquivo ppt

Arquivo pdf

Destacamos que as escolas da Diretoria de Ensino São Bernardo do Campo pertencem ao grupo 3: Região Hidrográfica do Tietê – Cotia-Guarapiranga, Billings-Tamanduateí e Pinheiros-Pirapora.

Salientamos a importância do vídeo passo a passo para a participação na V CNIJMA produzido pelo Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/video-passo-a-passo-para-participacao-na-v-conferencia

 

Assunto 2: Concurso Literário 80 anos do PNLD: “Faça Parte Dessa História” (Resp.: PCNP Patrícia Jinno)
Completando a rede 43/2018, assunto 2, informamos que ao fazer a inscrição, deverá ser informado na plataforma o nome do responsável estadual pela validação das inscrições (Ítalo de Aquino) e o endereço eletrônico (italo.aquino@educacao.sp.gov.br).

 

Assunto 3: Avaliação de Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa AAP – 18 ª edição (PCNP Cristiane Nunes)
Solicitamos às equipes gestoras e docentes atentarem que a Avaliação Diagnóstica (AD) é um instrumento com o propósito de tomar conhecimento do aprendizado que os alunos trazem dos anos/séries anteriores.

Portanto, em relação à Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), a AD mantém a prova objetiva, com questões de múltipla escolha, trazendo, entretanto, outras atividades:

  • Para os 6º anos: há um Caderno com atividades de leitura e de pequenas produções textuais, finalizando com a escrita de um texto com base em conto anteriormente lido pelo professor;
  • Para as demais turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio: há uma avaliação de escrita a partir de textos motivadores.

 

Com relação às sequências de atividades do 6º ano e às produções de escrita, os resultados não serão digitados na Plataforma Foco Aprendizagem, tampouco no SARA. Eles serão de uso exclusivo da escola e do professor para verificar se o aluno:

  • Escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade;
  • Escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe;   
  • Apresenta progressão de ideias;
  • Possui clareza e coerência na escrita;
  • Utiliza adequadamente os elementos coesivos;
  • Faz uso adequado das regras gramaticais/conhece as regras gramaticais.

 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto: Transporte e cuidador de alunos especiais (Resp.: Renata)
Solicitamos que entrem em contato com o responsável do aluno especial e para que o mesmo avise, se possível, com pelo menos 01 (um) dia de antecedência a falta/ausência do aluno, pois se o carro sair da garagem haverá o pagamento da viagem. 
Informamos que em 2017 os números de faltas foram significativos e sem aviso prévio ao gestor do contrato ou à Empresa Expresso Via Brasil e AME Cuidadores e que o problema continua em fevereiro de 2018.
Não basta apenas marcar no relatório de frequência a ausência do aluno, ou seja, “quando o aluno for transferido de escola ou se tiver sido afastado por motivo de doença, cirurgia, consulta médica, etc., a Unidade Escolar deverá encaminhar ofício, e ligar para 4336-7490 ou em caso de urgência mandar e-mail para desbccaf@educacao.sp.gov.br para o gestor do contrato com a informação. Desta forma temos como avisar a empresa e NÃO onerar os cofres públicos, e posteriormente gerar apuração de responsabilidade.”

Em relação ao relatório mensal de frequência do cuidador, favor verificar os nomes dos alunos atendidos e confrontar com o relatório da AME, em fevereiro houve divergências em relação aos nomes dos alunos.

 

RITA DE CASSIA C. MICHELETTI
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino