REDE 045/2020

São Bernardo do Campo, 13 de fevereiro de 2020

 


CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto 1: Aquisição de Gás (Resp.: Bruno)
Solicitamos que as unidades escolares encaminhem para a Diretoria de Ensino ofício para Aquisição de Gás com entregas parceladas deste ano. Em anexo, seguem os ofícios do ano passado, a escola deve manter a mesma quantidade de entrega por mês e a quantidade total, assinando com a data atual.

Para quaisquer esclarecimentos, segue também a tabela: UNIDADES ESCOLARES
Modelo de Ofício: MODELOS DE OFÍCIO (GÁS)

 

 

Assunto: Manifestação de Interesse para Participação em Atas de Registro de Preços – APMs (Resp.: Ana Carolina)
Foi disponibilizada na SED um termo de manifestação de interesse para participação em ata de registro de preço que estará disponível para os perfis diretor de escola e vice-diretor assim que entrarem no sistema.
O objetivo dessa manifestação é formalizar o interesse das APMs na participação nas atas de registro de preço (ARP) que estão sendo elaboradas pelo governo do estado de São Paulo. Isso irá facilitar a aquisição e a prestação de contas pelas escolas dos recursos a serem investidos em tecnologia a partir do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (instituído pela Lei nº 17.149/2019, para promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares do Estado de São Paulo e de fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar).
As APMs poderão aderir como órgãos participantes (conforme Decreto nº 64.644/2019 e  Decreto Nº 63.722/2018) e realizar a aquisição de equipamentos a partir de especificação padrão e de um registro de menor preço realizado para todo o Estado.
Aquelas que manifestarem interesse para participação nas ARPs poderão utilizar os recursos repassados para a aquisição a partir da finalização dos processos licitatórios.

Adesão ATA – SEDUC

Nessas atas estarão disponíveis:

  1. Televisores, suportes e estabilizadores;
  2. Notebooks Educacionais, Notebooks Básicos Educacionais e Plataforma de Recarga Móvel (Para a reposição dos equipamentos da sala do acessa ou outros ambientes de uso pedagógico deve ser realizada a aquisição de notebooks);
  3. Desktops Básicos Educacionais (para reposição do parque administrativo da escola);
  4. Pontos de Acesso.

Caso as APMs decidam participar das ARPs elas poderão realizar a aquisição da quantidade desejada somente dentro dos quantitativos estimados, considerando os critérios na manifestação de interesse.

Critérios:

  1. Televisores: Fora previsto 1 conjunto para escolas com até 7 turmas e 2 conjuntos para escolas com 7 ou mais turmas;
  2. Notebooks: Foram previstos até 40 notebooks educacionais por escola, 01 plataforma de recarga móvel por escola e até 10 notebooks básicos educacionais por escola;
  3. Desktops: Até 15 por escola, considerando o parque administrativo;
  4. Pontos de Acesso: Será considerado 1 a cada duas salas, mais 1 para o Administrativo e mais 1 Sala dos Professores.

 

ATENÇÃO: Por conta de solicitação do órgão gerenciador da ata, o prazo limite para a manifestação de interesse é 17/02/2020.

Em caso de dúvidas, acesse:
Nosso FAQ: https://drive.google.com/file/d/1dB4ftnGulbHE6Bq140V8RBbg02qQG6Sn/view;
Portal de Atendimento: (https://atendimento.educacao.sp.gov.br) ou ligue no 0800-7700012.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Remanejamento PNLD (Resp.: Emerson, Juliana T. e Rogério)
Informamos que a ferramenta de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC possibilita que as escolas com livros ociosos ofereçam esses materiais às unidades escolares onde há falta de livros, bem como permite que as escolas demandem materiais que estejam em falta, o que propicia o efetivo aproveitamento desse valioso recurso didático. O sistema de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC fica permanentemente aberto e disponível para as escolas realizarem as trocas dos livros didáticos. A partir da segunda quinzena de fevereiro de 2020 novas funcionalidades do sistema de remanejamento estarão disponíveis na plataforma. Não deixe de registrar no sistema caso tenha livros não utilizados em sua escola. Pode ser que um aluno de uma escola próxima esteja precisando. Para que o remanejamento de livros didáticos seja eficaz é fundamental que todas as escolas participantes acessem o sistema e ofertem os livros excedentes disponíveis. O remanejamento é parte do Programa e se configura como um dos fatores fundamentais para que alcancemos o atendimento de todos os estudantes e a necessária otimização dos recursos públicos. Lembramos que o remanejamento é sempre a alternativa mais rápida para solucionar a falta de livros nas escolas! Em breve uma nova edição do manual de remanejamento 2020 estará disponível e será enviada. 

 

Assunto 2: Concurso de Desenho e Redação da União (CGU) (Resp.: PCNPs Vitor e Murilo)
Com o propósito de incentivar uma mudança de cultura na sociedade brasileira por meio da valorização da integridade, da honestidade, dos valores éticos e da cidadania, a Controladoria Geral da União (CGU) abre inscrições para a 12ª Edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU. Podem participar professores e estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Educação Jovens e Adultos – EJA. A inscrição e o envio dos trabalhos deverão ser realizados somente pela escola por meio do Sistema de Concursos, até o dia 24 de agosto de 2020. Nesta edição o tema é “Conversando a gente se entende”.

Categorias Tipos de trabalho
Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA Redação

Consulte aqui o Edital e o Material de Apoio e o material de apoio disponível no Portal Educação Cidadã.
Fonte: https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/noticias/Paginas/concurso-de-desenho-e-redacao-da-controladoria-geral-da-uniao-esta-com-inscricoes-abertas-.aspx

 

 

Assunto 3: Processo Eleitoral Grêmio Estudantil – 2020 (Resp: PCNPs Ana Rita e Edinéia)
Reiterando a REDE 16/2020, solicitamos às Equipes Gestoras a leitura de todos os Documentos Orientadores para o Processo Eleitoral do Grêmio Estudantil – 2020.
É fundamental que esse processo esteja contemplado no Planejamento da Escola,  de acordo com os documentos abaixo elencados, pois uma das funções do gestor é a de orientar os alunos e o responsável pelo Grêmio Estudantil.
Encaminhar o nome, o RG, a função, o e-mail e o número de celular do responsável pelo Grêmio Estudantil de 2020, para desbcnpe@educacao.sp.gov.br, aos cuidados das PCNPs, Ana Rita e Edinéia, até 17/02/2020. Observamos que muitas escolas ainda não nos forneceram tais informações. 

Links dos Documentos Orientadores

https://drive.google.com/open?id=1Ep7uX3mT6TpuABpWksti-xujR1-wMV3d

https://drive.google.com/open?id=1Ny2eK9w8dSbKghwaW3i6j_NtCiBUjQj_

https://drive.google.com/open?id=1Br5Ls87VFlT5gft_Lw9Kzlo5QrHO1ujr

https://drive.google.com/open?id=1oJwuKOnBLCVrYtrSz2oenouzYs0oishY 

https://drive.google.com/open?id=1LzjeKKvZipQ85aN17I24pVCD17JJE8H6

https://drive.google.com/open?id=1v6pEo3Sf8HHMf3AAUe6JQLvekzT3oO9B

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.