São Bernardo do Campo, 08 de março de 2023
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas – ACDA – Informações e prazos (Resp.: PECs Mário e Lucas)
Encaminhamos às equipes gestoras as informações, procedimentos e prazos referentes às entregas dos Planos Anuais das Turmas de Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas (ACDA) para as UEs que reconduziram as turmas de ACD no ano de 2022 para o ano de 2023:
- Domingos Peixoto
- Ismael da Silva Junior
- João Batista Bernardes
- João Firmino Correa de Araújo
- Maristela Vieira
- Wallace Cockrane Simonsen.
Todos os professores de Educação Física que tiveram atribuídas, até a presente data, aulas de Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas – ACDAs, destinadas a turmas mantidas ao final de 2022, deverão apresentar à direção da Unidade Escolar:
– Até 17 de Março (Sexta-feira): Plano anual de trabalho, por turma, contendo:
- a) Horário das respectivas aulas, observando que as mesmas deverão ocorrer em turno diverso daquele em que os alunos estudam, sempre dentro de um único turno, podendo, inclusive, ocorrer no período noturno e/ou aos sábados, conforme previsto pelo artigo 3º, itens I e II da Resolução SEDUC 115 de 05/11/2021.
- b) Lista completa dos alunos que integram a turma, contendo nome, RA, RG, data de nascimento e ano/série/classe de origem, de forma a assegurar eventuais ajustes no sistema, atentando para o fato de que a lista inicial de alunos matriculados poderá, no momento de planejamento e de definição de categoria da respectiva turma, ser acrescida de novo(s) participante(s), respeitado o mínimo de dez (10) alunos por turma, conforme previsto no artigo 6º da referida Resolução.
Observação 1: As unidades escolares, após o recebimento dos planos anuais de trabalho, deverão atualizar no sistema de Cadastro de Alunos (SED) todos os dados relativos às turmas de ACDA (horário, categoria, alunos) cujas aulas tenham sido atribuídas.
Observação 2: Cada um dos planos de ACDA de 2023 deverão ser redigidos em formulário próprio disponibilizado no site da DE (LINK). Não serão aceitos documentos que não correspondam com este modelo de Plano Anual (Obs.: apagar os comentários em vermelho antes de salvar/imprimir).
– Até 31 de março (Sexta-feira): a Direção da Unidade Escolar deverá encaminhar ao Núcleo Pedagógico da DE (via Protocolo) 2 (Duas) cópias de todos os Planos das respectivas turmas de ACDA, acompanhadas das respectivas listas devidamente atualizadas, expedidas pelo sistema de Cadastro de Alunos (SED), para fins de acompanhamento do Supervisor de Ensino responsável pela escola e pelo Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico – PEC de Educação Física e Arte.
Quaisquer dúvidas favor entrar em contato pelo e-mail desbcnpe@educacao.sp.gov.br ou pelos ramais do Núcleo Pedagógico.
Quanto à formação de novas turmas de ACDA, aguardem mais informações.
Assunto 2: Curso de Robótica – UFABC (Resp.: PECs Fábio e Márcia)
Informamos que estão abertas as inscrições para o Curso de Robótica na UFABC, com prazo de inscrição até 10/03/2022.
Esclarecimentos:
1 – As escolas poderão indicar um professor para o Curso Introdutório, composto por Introdução (30h) e Básico (30h) ou para o Curso Avançado, composto por Básico (30h) e Avançado (30h), perfazendo em ambos os casos um total de 60h.
2- As vagas são limitadas, ou seja, as primeiras 10 escolas inscritas serão contempladas;
3- É recomendado que cada professor participante tenha ou adquira um kit de Robótica Arduino para estudar/exercitar após as aulas;
4- As aulas serão presenciais na UFABC e ministradas aos sábados
5- Para inscrição, clique aqui;
6- Início previsto para 15/04/2023, das 9 às 12h;
Obs.: Serão atendidas, preferencialmente, as escolas que indicarem 1(um) professor de Formação Geral Básica e 1(um) professor de Tecnologia.
Assunto 3: Projeto de Meio Ambiente (Resp.: Sup. Vitor Pissaia e PEC Cristina)
A Dirigente Regional de Ensino, no uso de suas atribuições, CONVOCA o PCG das unidades escolares abaixo relacionadas, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo do Campo, para apresentação do Projeto Faixa Limpa ll.
EE Carlos Pezzolo, Prof.
EE Luiza Collaço Queiroz Fonseca, Profª.
EE Nelson Monteiro Palma, Prof
EE Mauricio de Castro (São Pedro)
EE Palmira Grassiotto Ferreira da Silva, Profª.
Dia: 10/03/2023
Horário: das 9h às 11h
Local: Rua Princesa Maria da Glória 176 – Bairro Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo-SP
Diretoria de Ensino
Região De São Bernardo do Campo