São Bernardo do Campo, 11 de fevereiro de 2022.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto 1: Estágio Supervisionado nas Unidades Escolares (Resp.: Sup. Ester e Sílvia)
Tendo em vista a retomada total das aulas presenciais, informamos que não deverá mais haver estágio remoto para os estudantes dos cursos de licenciatura, interessados em estagiar nas unidades escolares.
Desta forma, o próprio Diretor deverá decidir pela autorização do estágio, conforme previsto na Lei Federal 11.788/2008 e na Deliberação CEE 87/2009.
Assunto 2: Remanejamento de maca (Resp.: Sup. Vani e Rosana/PCNP Cláudia)
A EE Luís dos Santos Metalúrgico necessita de uma maca. Se alguma U.E. tiver e puder remanejar, solicitamos que entre em contato com a diretora Kátia. Obrigada!
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: PNLD (Resp.: PCNPs Emerson, Renata e Rogério)
Informamos que o FNDE prorrogou o período de solicitação de reserva técnica até o dia 22 de fevereiro de 2022 para pedidos de livros do PNLD:
- Ensino Fundamental: Atualmente, o sistema permite que apenas livros do PNLD 2019 – Anos Iniciais e PNLD 2020 – Anos Finais sejam solicitados na Reserva Técnica (anexo manual reserva técnica 22 fundamental)
- Ensino Médio: para demandas de livros do PNLD 2018 – Ensino Médio e EJA 2014, as Escolas devem acessar o sistema de Doação (anexo manual de doação)
As unidades escolares que demandaram livros na aba “remanejamento” – acesso ao Manual de remanejamento – e não foram atendidas por essa modalidade, terão seus pedidos migrados automaticamente para a aba “reserva técnica”. Por isso, todas as escolas nessa situação deverão estar atentas para não duplicarem seus pedidos. Sugerimos às demais escolas que ofertem ao menos um livro, ainda que fora do ciclo de atendimento, na aba de “remanejamento”, para eventual desbloqueio da plataforma. Posteriormente, os quantitativos requeridos serão todos submetidos a análise de consistência e ulterior validação pelo órgão central. Como a distribuição para 2022 ainda não foi concluída, é importante que as escolas verifiquem, antes de solicitar a reserva técnica, os livros que ainda irão receber. Para conhecer os títulos e a quantidade recebida, a escola pode acessar o portal do FNDE >> Consultas Online >> Distribuição de Livros e preencher os campos Ano (= 2022); Programa (= PNLD); UF (= SP). Para selecionar uma unidade, informe o código INEP (que é o código CIE acrescido de 35 – e zero, se for o caso – até completar oito dígitos). Em seguida, clique em “Confirmar”. Por fim, clique na lupa, à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link “Encomenda”
Assunto 2: ATPC DE – Semana de 14 a 18/02 (Resp.: Márcia Borges)
Informamos às Equipes Gestoras o link para a ATPC da DE da semana de 14 a 18/02:
Convivência, Projeto de Vida e Eletivas – https://youtu.be/6tzR8MNj26U
O vídeo estará disponível a partir das 7 horas da manhã do dia 14 de fevereiro.
Assunto 3: ATPC – SISTEMA DE CADASTRO DE ATPC E REGISTRO DE PRESENÇA (Resp.: PCNP Marco Bortoletto)
A partir de 10 de fevereiro o registro de participação das ATPC será feito por meio da Secretaria Escolar Digital (SED), substituindo o CadFormação nesta função.
A nova ferramenta permitirá:
- Cadastro das ATPC pelos gestores;
- Registro da participação professor em todas ATPCs, tanto as realizadas pela EFAPE quanto DE e Escola, conforme sua carga horária e jornada de trabalho, e;
- Acompanhamento dos registros pelas unidades escolares.
Acesse aqui o Tutorial de Cadastro ATPC Unidade Escolar
Acesse aqui o Tutorial de Registro de Presença ATPC do professor
ATENÇÃO: As Escolas, devem cadastrar as ATPC realizadas nesta semana e os professores registrarão as presenças retroativas da semana de 07 a 11 de fevereiro.
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo