REDE 027/2020

São Bernardo do Campo, 29 de janeiro de 2020

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: Convocação para os inscritos no PEI (Resp.: Sup.  Leda)
Solicitação a divulgação da convocação dos professores inscritos e classificados no processo inicial de Credenciamento PEI + Cadastro Emergencial 2020, para a cessão de alocação nas escolas do PEI.  
Local:  auditório desta Diretoria de Ensino, à Rua Princesa Maria da Glória, 176, B. Nova Petrópolis, SBC/SP;
Dia:     31/01/2020, às 9h
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Os candidatos classificados deverão comparecer munidos de um documento com foto e histórico escolar que confirme a carga horária necessária para o exercício do seu cargo ou função atividade.

Acesse: Edital
Acesse: Classificação

 


CENTRO DE ADM.,FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto: NOVOTEC Integrado – Recursos PDDE Paulista (Resp. Luiz e Renata)
Todas as escolas que irão ofertar cursos do NOVOTEC Integrado em 2020 receberam recursos adicionais no valor de R$ 57.760,00 por meio do PDDE Paulista para o apoio na infraestrutura necessária, tendo em vista a realização das atividades previstas nos cursos. Caso sua escola não tenha recebido o recurso, pedimos que entre em contato por meio do canal: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/  selecionando as seguintes opções:

  1. Área: Finanças
  2. Assunto da Ocorrência: Programas e Projetos
  3. Categoria: PDDE Paulista
  4. Subcategoria: Operacionalização

E aguarde o envio dos recursos ainda no mês de fevereiro.
Informamos que em função de atrasos no processo de aquisição de desktops e infraestrutura lógica e elétrica por parte da FDE, a SEDUC está atuando diretamente para garantir a aquisição centralizada de equipamentos e infraestrutura para todas as unidades escolares.
Os recursos adicionais do PDDE Paulista devem ser utilizados para:

– Manutenção ou aquisição de novos computadores para a sala do acessa já existente na escola;

– Aquisição de projetores, televisores, monitores ou outros equipamentos/periféricos necessários para o bom funcionamento da sala do acessa;

– Aquisição de mobiliário específico para realização das atividades previstas nos currículos dos cursos;

– Aquisição de softwares específicos, necessários para a realização das atividades previstas nos currículos dos cursos.

Informamos ainda que para as escolas que irão ofertar os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Informática para Internet, serão enviados novos computadores e realizada a ampliação de infraestrutura necessária para instalação de nova sala do acessa na escola. Este trabalho já foi iniciado em algumas escolas e deve ser finalizado ainda no mês de fevereiro.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1:  PNLD: controle da entrega (Resp.: PCNPs Juliana Thomazo e Rogério)
Retransmitindo a informação recebida, informamos que os exemplares do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD – para o ano letivo de 2020 estão em fase final de distribuição pelos Correios:

  • Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano):

a distribuição este ano é integral, ou seja, é composta de todos os componentes curriculares e ressaltamos que todos os livros são reutilizáveis, isso significa que durante o seu período de validade, deverão ser conservados e preservados para utilização no ano letivo seguinte, os manuais dos professores serão entregues na sequência e deverão ser conservados e devolvidos ao final de cada ano letivo;

  • Ensino Médio:

Arte, Filosofia e Sociologia a distribuição é integral, com reposição total, uma vez que os livros são consumíveis. Para os demais componentes distribuir aos alunos o que foi recolhido no ano passado.

Isto posto, solicitamos às escolas que façam a conferência das encomendas recebidas antes de solicitarem reserva técnica ou remanejamento de livros. Para conhecer os títulos e a quantidade recebida, a escola pode acessar o portal do FNDE (www.fnde.gov.br >> Consultas Online >> Distribuição de Livros) e preencher os campos Ano (= 2020); Programa (= PNLD); UF (= SP) e Munícipio (preencha somente os campos com asterisco vermelho). Para selecionar uma unidade informe o código INEP (que é o código CIE acrescido de 35 mais zero até completar oito dígitos). Em seguida, clique em “Confirmar”, por fim, clique na lupa, à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link “Encomenda”.

Enfatizamos que os livros do PNLD devem ser entregues aos alunos. Para isso, solicitamos o empenho das equipes de gestão escolar, supervisores e das Diretorias de Ensino para que orientem as escolas quanto à necessidade da distribuição dos livros didáticos, no intuito de atendermos os objetivos do programa e a plena utilização do material.

Na ocasião da distribuição dos livros do PNLD aos alunos é indispensável que:

  • As escolas realizem o controle da entrega,

por meio de planilhas com o nome dos alunos e disciplinas entregues. Essas planilhas devem ser arquivadas até a devolução dos livros, no final do ano letivo, e, especialmente, para fiscalizações de órgãos centrais (estadual e federal).  

  • Promovam a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático

durante todo o ano (inclusive dos consumíveis), para que, ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis, ao final do calendário escolar, outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte;

  • Informem a validade dos livros reutilizáveis

distribuídos neste ano assim sendo, as campanhas de preservação dos livros devem ser permanentes em todas as escolas. Ao final do ano, a expectativa é de que a devolução dos livros alcance a totalidade distribuída.

Alertamos aos Gestores Escolares que onde houve alteração do quadro escolar, com abertura de classes/unidades, o atendimento da nova demanda de livros deverá, em primeiro lugar, ocorrer mediante remanejamento entre unidades, via plataforma PDDE – Interativo. No caso de fechamento/deslocamento de classes os livros excedentes deverão ser ofertados para remanejamento.

Sobre livros do PNLD vencidos (cujo ciclo de utilização já se encerrou) orientamos que durante as primeiras semanas de 2020, especialmente durante as Semanas de Estudos Intensivos (SEI), eles sejam utilizados para apoiar o processo de recuperação e aprofundamento das aprendizagens dos estudantes.

Ao final da SEI, esses exemplares devem ser distribuídos aos alunos, prioritariamente àqueles com maior defasagem na aprendizagem, com indicação de atividades a serem feitas em casa ao longo do ano letivo, e a todos os demais alunos interessados, disponibilizando-os para consulta e pesquisa.

 

Assunto 2: Acolhimento dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos. (PCNP’s Marcia Yassuhara e Marco Bortoletto)
Informamos às Equipes Gestoras das Unidades Escolares, com público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no site https://inova.educacao.sp.gov.br (Materiais) encontra-se material referente ao acolhimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Assunto 3:  Materiais de apoio – Inova Educação (Resp. PCNP Aline)
Para apoiar o planejamento e desenvolvimento do INOVA Educação incluímos na pasta de materiais já enviados anteriormente, materiais de apoio do Inova Educação (Link)

  • Cadernos do Professor de Projeto de Vida para o 1º bimestre em sua versão preliminar; 
  • Cardápio de Eletivas em sua versão preliminar e resumida. Nos próximos dias, serão incluídos os planos completos, materiais de apoio e outros documentos mais detalhados sobre cada uma das Eletivas em inova.educacao.sp.gov.br

 

Assunto 4: PNLD – contatos com FNDE (Resp.: PCNPs Juliana Thomazo e Rogério)
Informamos que, caso as escolas não tenham recebido os livros do PNLD ou que estes tenham vindo com alguma avaria, o contato com o FNDE é livrodidatico@fnde.gov.br , sempre informando o número CIE da escola e o problema encontrado.

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.