COMUNICADO Nº 17/2023
Data: 28/04/2023
No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:
COMUNICADO EXTERNO SUBSECRETARIA – 2023 – Nº 16
1 – CISE
1.1 Uso exclusivo das dependências cozinha e despensa para o Programa de Alimentação Escolar
Com o intuito de manter as dependências utilizadas para o preparo e armazenamento da alimentação escolar em perfeitas condições sanitárias, o acesso às áreas de manipulação de alimentos e despensa devem ser restritos aos manipuladores e servidores designados pela unidade escolar para a fiscalização/acompanhamento da execução do serviço contratado, bem como do convênio firmado. Seguindo as regras de boas práticas.
2 – CITEM
2.1 Comunicado CITEM/DEINF/CGAB – n° 66, de 27 de abril de 2023 – Declaração do Censo Escolar
Considerando a proximidade da data base do Censo Escolar 31/05, disponibilizamos o submenu “Declaração do Censo Escolar”, no menu Censo Escolar na SED.
Recomendamos seguir as instruções do tutorial que complementa este comunicado para uma melhor realização da tarefa.
Tutorial Declaração do Censo Escolar
O prazo para a realização da declaração do censo escolar é até 31/05/2022 às 23:59.
2.2 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – n° 68, de 27 de abril de 2023 – Rede Wireless
O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestruturas de Rede, orienta sobre a utilização de rede wireless nas unidades escolares (U.E).
Com o objetivo de sanar algumas dificuldades que as Diretorias de Ensino e Escolas vêm enfrentando, referente ao funcionamento da rede, citamos alguns fatores comuns que podem ocasionar instabilidade, como:
- Equipamentos particulares que usam o mesmo canal de comunicação que o Wi-Fi oficial e não possuem um padrão de largura de banda, ocasionam uma sobreposição de tráfego e instabilidade nas duas redes;
- O Android prioriza a conexão com o sinal mais forte, fazendo que os dispositivos dos usuários se desconectem da rede oficial e se conectam ao roteador particular, resultando em desconexões frequentes e problemas na autenticação via SPLASH PAGE, quando reconectado na rede oficial, vide manual de “Acesso ao Wireless – Access Point”, para resolução deste problema;
- Desconhecimento de como se autenticar em cada rede, para isso estamos disponibilizando o manual “Acesso ao Wireless – Access Point”, para esclarecer como e quando utilizar a autenticação.
Recomenda-se desligar esses equipamentos e não realizar contratações com recursos próprios em escolas que já participam do Projeto Mega Escola, visto que, o WI-FI oficial atende 90% das salas de aula.
Dessa maneira, otimizaríamos o sinal do WIFI SEDUC e evitaremos problemas de intermitência na rede e maior usabilidade da rede.
Em relação às unidades que estão em implantação no Projeto Mega Escola, mas não possuem o Wi-Fi oficial instalado, estão fazendo uso de roteadores particulares e podem apresentar também dificuldade no funcionamento devido a configuração estar em desacordo com o manual “Documento de Orientação de Implantação de Rede WiFi na rede escolar do Estado de São Paulo”, causando o esgotamento do endereçamento lógico Pedagógico ou Administrativo da unidade escolar e consequentemente não gerando conexão a equipamentos que tentarem se conectar à rede, sendo necessário a adequação de configuração.
Reiteramos também, que o acesso aos racks da unidade só devem ser realizado por profissionais autorizados (FDE / NIT /técnico da DE), para que não aconteçam alterações físicas dos cabeamentos alocados nos equipamentos do mesmo (Switch, Firewall e Roteador VIVO), evitando que divulgue o IP INTRAGOV destinado a equipamentos cabeados, que contêm uma limitação de endereçamento, causando o mesmo problema de roteadores particulares configurados em desacordo com o Manual SEDUC, pois cada rede possui configurações específicas e quando alterados os cabeamentos, poderá causar transtornos na conexão parcial ou até total de toda a escola.
Também solicitamos para as unidades escolares, no caso dos APS que não ligam da Rede WIFI Oficial, efetuarem os seguintes testes, antes de abrir chamado via portal:
– Verificar se a tomada em que o AP está ligado tem energia, testando outro aparelho (Exemplo: carregador de Celular);
– Verificar se a fonte do AP está funcionando, testar em outra tomada, de preferência em uma com um AP que esteja em funcionamento;
– Testar uma fonte de um AP que esteja funcionando, no AP quem não liga;
– Verificar se o Disjuntor no quadro de energia está ligado, para isso identificar a etiqueta da tomada do AP onde consta qual quadro e qual circuito aquela tomada pertence. (Exemplo: QD-03, C02).
Para os casos de problemas em AP’s, adquiridos por recursos próprios, acionar o NIT ou empresa responsável pela instalação.
Por fim, em relação aos equipamentos particulares, como celulares, que não estiverem se conectando à rede, mesmo seguindo o passo a passo do manual “Acesso ao Wireless – Access Point”, sugerimos solicitar auxílio ao NIT da respectiva DE.
Acesse aqui documento orientador
3 – COPED
3.1 Boletim InovAção do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista – CIEBP Nº 54 – abril/2023
Apresentamos o Boletim InovAção do CIEBP, nº 54/2023, com o foco em disseminar a inovação e o uso de recursos tecnológicos para os estudantes e professores da nossa rede.
Neste boletim apresentamos os espaços que compõe cada um dos CIEBPs, como realizar seu agendamento para as trilhas formativas, mentorias ou formação de professores oferecidas pelos centros, assim como a playlist de transmissões dos Programas Mão na Massa no CIEBP e notícias de tecnologia e inovação.
Acesse aqui o Boletim InovAção do CIEBP, nº 54/2023
4 – EFAPE
4.1 Cursos Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023 – Inscrições Abertas!
Ação: divulgação das inscrições para Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023, composto pelos cursos:
- Educação Infantil e Anos Iniciais (60h);
- Anos Finais e Ensino Médio (60h).
- Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site:https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-nivelamento-1a-edicao-2023-seduc-esme/
- Status: em andamento.
- Público-alvo:
- Da Seduc-SP: Quadro Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
- Datas:
- Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.
- Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
Mais informações:
- Os “Cursos do Currículo em Ação – Nivelamento” tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação acerca dos fundamentos do Currículo Paulista.
- Atenção: em decorrência da similaridade dos conteúdos, reorganizados nesta nova edição, estarão impedidos de se inscrever os cursistas que já tenham sido aprovados nas edições realizadas em 2021 e 2022 dos cursos: Currículo em Ação (Público Escola – Nivelamento) e Currículo em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento.
4.2. Cursos Currículo em Ação – Formação Básica – 1ª Edição/2023 – Inscrições Abertas!
Ação: divulgação das inscrições para os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica (Ensino Médio) – 1ª Edição/2023, composto por cursos dos componentes:
- Língua Portuguesa – 85h
- Língua Inglesa – 55h
- Educação Física – 55h
- Arte – 55h
- Sociologia – 55h
- História – 55h
- Geografia – 55h
- Filosofia -55h
- Matemática – 55h
- Física – 55h
- Biologia – 55h
- Química – 55h
- Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-formacao-basica-ensino-medio-1aedicao-2023/
- Status: em andamento.
- Público-alvo:
- Da Seduc-SP: todos(as) Professores(as) de Educação Básica II e Professores(as) de Ensino Fundamental e Médio, incluindo afastados(as) e designados(as).
- Datas:
- Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.
- Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
Mais informações:
- Em continuidade aos conteúdos oferecidos no ciclo nivelamento, os Cursos Currículo em Ação– Formação Básica tem como objetivo a ampliação de conhecimentos acerca de pressupostos dos componentes curriculares do Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio.
- Destacamos que em breve também estarão disponíveis os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica para demais etapas de ensino.
4.3. Enquete – Mapeamento de Temas de Interesse para Oferta de Cursos no âmbito do Convênio Seduc-SP e FFLCH-USP
- Ação: Mapeamento de temas de interesse para oferta de cursos.
- Formato: remoto via formulário (https://bit.ly/enquete-temas-cursos) ou QR-Code.
- Status: em andamento.
- Público-alvo: Professores dos componentes de Língua Portuguesa e/ou Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais/Sociologia.
- Data: até 15 de maio de 2023.
- Mais informações: No âmbito do Convênio entre FFLCH-USP e SEDUC-SP, serão disponibilizados pela FFLCH-USP alguns cursos dos seguintes componentes: Língua Portuguesa e/ou Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Filosofia e Ciência Sociais/Sociologia. Para tanto a FFLCH pretende ter mais informações sobre as necessidades da rede. Neste sentido, a EFAPE disponibiliza um questionário para identificar alguns temas de interesse para a proposição de cursos, no âmbito do convênio citado, para ser respondido acessando o link https://bit.ly/enquete-temas-cursos ou o QR-Code abaixo. Agradecemos a participação!
4.4. Concurso de Desenho Toyama 2023 – Lançamento!
- Ação: lançamento do Concurso de Desenho Toyama 2023.
- Formato: a unidade escolar deverá encaminhar os desenhos selecionados para a sua Diretoria de Ensino conforme orientações no regulamento.
- Status: em andamento.
- Público-alvo: estudantes com até 15 anos de idade, regularmente matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais (jornada parcial ou integral) e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – Japonês da rede pública estadual de ensino.
- Data: período para encaminhamento de desenhos para Diretoria de Ensino (denominado Fase Escola) entre 28/04 e 31/05/2023.
Mais informações:
- O Concurso de Desenho Toyama irá selecionar 10 (dez) desenhos que serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, no Japão, e no Festival de Artes Cênicas Infantil de Toyama.
- O tema para a edição de 2023 do concurso é “Mottainai e o princípio dos 3R (redução, reutilização e reciclagem de materiais)”.
- Confira o regulamento no site: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9367