Comunicado DESBC nº 32/2023

Comunicado DESBC nº 32/2023

Data: 04/08/2023

No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:

 

Boletim Semanal Subsecretaria nº 30

1 – COPED

1.1 21ª edição do Programa Jovens Embaixadores EJANEM

Informamos que desde o dia 30/06/2023 estão abertas as inscrições para a 21ª edição do Programa Jovens Embaixadores. A Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com as organizações públicas e privadas, entre as quais a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, abre pré-cadastro online, até dia 13 de agosto, para todos(as) os(as) estudantes da etapa do Ensino Médio (entre 15 e 18 anos) que tiverem interesse de participar do processo seletivo.

Assim, tendo em vista o retorno às aulas e a proximidade do encerramento do prazo de inscrições, reiteramos a necessidade de apoio na divulgação por parte dos interlocutores do programa nas DE.

Para maiores informações, acompanhem as atualizações pelas mídias sociais do Programa:

https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores

https://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR

https://www.instagram.com/embaixadaeua

https://twitter.com/embaixadaeua

https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores

 

2.2 Orientações da 9ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP)

Seguem orientações para inscrição dos projetos da 9ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais

de São Paulo (FeCEESP):

 

FASE II – SELETIVA ESTADUAL

Em continuidade às etapas de realização da 9ª FeCEESP, encaminhamos os links para preenchimento do formulário de inscrição – Fase II: Seletiva Estadual.

 

Neste formulário, as Diretorias de Ensino deverão inscrever os projetos classificados para Seletiva Estadual, conforme o número de vagas indicado no Regulamento da 9ª FeCEESP.

Os anexos solicitados no regulamento deverão ser inseridos no formulário. Lembramos que, para cada

projeto, deve-se preencher um formulário (Ex.: para 4 projetos, preencher 4 formulários).

O formulário de inscrição deverá ser preenchido de 07 a 21 de agosto de 2023.

  • Link para os Projetos de Ciências (CN):

https://forms.gle/pewkPGsspZ8mcL3d6

  • Link para os Projetos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS):

https://forms.gle/6TeMR2MeEaCinySf9

  • Link para os Projetos de Desafios Matemáticos (DM):

https://forms.gle/bsMquNhGxF2jz6Hj6

  • Link para os Projetos de Linguagens (LGG):

https://forms.gle/d4LTGW9gjLKu7kGN6

✓ Para mais informações, escreva para a equipe organizadora da Feira:

feceesp@educacao.sp.gov.br.

 

1.3 . Errata – Cronograma de Eletivas 2º Semestre 2023

A Coordenadoria Pedagógica (COPED) informa a retificação do Cronograma de Eletivas 2º Semestre 2023, constante do Documento Orientador de Eletivas publicado no Boletim da Subsecretaria nº 27 de 14 de julho de 2023.

Considerar o cronograma a seguir:

 

1.4 Curso Plataforma PROA

O Instituto PROA, parceiro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São 4.500 vagas para jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram a 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas.

O curso tem duração de 100 horas e está dividido em cinco módulos, que preparam os alunos para o

primeiro emprego. Os temas são: autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional,

raciocínio lógico e comunicação. São 7h30min de aulas on-line por semana, cerca de 1h30min por dia, além de encontros remotos mediados por tutores.

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA vai até o dia 04 de setembro de 2023.

Para participar, é necessário realizar a inscrição no site e passar por três etapas: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. As aulas online terão início no dia 11 de setembro de 2023

 

Curso Plataforma PROA

Inscrições no link https://www.proa.org.br/plataforma-proa/

Término das Inscrições: 04/09/2023

Número de vagas para o Estado de São Paulo: 4500

Início do curso: 11 de setembro de 2023

 

Solicitamos ampla divulgação do projeto nas escolas sob sua respectiva jurisdição e a indicação de um interlocutor para acompanhar e monitorar o projeto na rede pública estadual, por meio do link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1otuJ5_RgFqAMUlNwoENk6X1Rj_nFfIO9/edit?usp=sharing&ouid=111199176473660858736&rtpof=true&sd=true

 

1.5 Material Québec, connais-tu? – Curso de Língua Francesa – CEL

Informamos que o Escritório de Quebec, que integra o Consulado do Canadá, em São Paulo, disponibilizou o acesso ao material denominado Québec, connais-tu?, que apresenta diferentes aspectos socioculturais relativos à comunidade quebequense.

O material Québec, connais-tu? é uma série que inclui sete obras digitais destinadas a professores de

francês como segunda língua ou língua estrangeira, que desejam familiarizar seus estudantes com a

província de Quebec e sua história, literatura, cultura, sociedade e questões contemporâneas.

São quatro coleções de textos, divididas em três seções distintas: “Descobrir”, que expõe o contexto

histórico; “Explorar”, que inclui um trecho de uma obra significativa de Quebec, acompanhado de questões de compreensão; e “Cabe a você!”, que inclui diversas atividades a serem realizadas em aula,

seguidas das respostas.

O material pode ser utilizado durante as aulas de francês, de acordo com os perfis das turmas e os níveis de proficiência dos estudantes, visando ampliar o aspecto intercultural da aprendizagem, assim como dinamizar o preparo de suas aulas e de possíveis projetos envolvendo o idioma.

Ressalta-se que este material deverá ser utilizado dentro do âmbito escolar de ensino de Língua Francesa, nos Centros de Estudos de Línguas – CEL, não podendo ser compartilhado e empregado em outras instituições, sejam elas públicas ou privadas.

 

1.6 Formações – Programa Aprender Valor

As formações para o Programa Aprender Valor já estão liberadas. Assim, os professores e gestores

escolares que possuírem escolas aderidas e estiverem cadastrados na plataforma, já podem participar.

Os cursos disponíveis são:

  • Formação de professores: 75 horas;
  • Formação de gestores: 40 horas.
  • Módulo opcional de Educação Financeira Pessoal disponibilizado aos gestores: 40 horas

 

Acesse a plataforma do Programa Aprender Valor e participe! Sua presença é muito importante!

Além das formações, sua escola ainda poderá ofertar o programa aos seus estudantes!

 

 

 

2 – CITEM

2.1 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – n° 104, de 02 de agosto de 2023 – Orientações Gerais do uso do Chip

O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestrutura de Rede, orienta que a adesão no Sistema de Chips (SED) está fechado, em virtude da Prova Paulista todos os chips foram disponibilizados para vínculo ao tablet. Assim, solicitamos que todos os chamados de desbloqueio sejam encaminhados via

formulário que serão atendidos somente quando houver o registro chip com vínculo ao tablet no “Gerenciamento Tablet”.

Além disso, sobre o uso do Chip Servidor informamos que o uso do chip é exclusivo para demandas pedagógicas, devido a isto, é impreterível que o professor/servidor esteja ativo na rede.

Portanto, funcionários inativos não fazem jus ao escopo do programa.

Por fim, ressaltamos que a SEDUC não possui contrato ativo com a operadora TIM S.A. Assim, solicitamos o registro de “devolvido” ou “extravio”, neste caso de perda/furto não há necessidade de

encaminhar o Boletim de Ocorrência.

 

2.2 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – n° 108, de 02 de agosto de 2023 – Instalação de Access Points nas Escolas

O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestruturas de Rede, informa o cronograma de instalação dos equipamentos de Access Points para 125 unidades escolares. As datas estão entre 31/07/2023 e

15/08/2023. Abaixo cronograma.

Informações Importantes

  • A empresa responsável pela operação é a PRIME INTERWAY, cujo funcionários devidamente uniformizados (utilizando camisa verde e crachá da empresa) deverão se identificar no momento de contato com a unidade escolar;
  • A empresa PRIME INTERWAY deverá chegar nas Unidades Escolares até o meio-dia, em caso de atraso ou não comparecimento, a equipe do NIT deverá ser comunicada;
  • Os técnicos responsáveis pelas instalações dos Access Point (Ap’s), não possuem autorização para retirar qualquer equipamento, seja eles: Switch, Firewall, Nobreak ou AP’s das Unidades Escolares (UE);
  • É de responsabilidade da unidade a conferência de qualquer equipamento no ato da entrega;
  • A unidade escolar deve ser orientada que não é permitido realizar a instalação por meios próprios, evitando assim, perda da garantia do equipamento. Qualquer problema que inviabilize a instalação, a PRIME reportará à SEDUC;
  • As caixas contendo os Access Points deverão estar separadas antes do técnico chegar à unidade, a fim de agilizar o processo de instalação;
  • Cronogramas, manuais e status das instalações estão disponíveis no OneDrive do CEIR, onde é de responsabilidade do NIT repassar as informações pertinentes para unidades de ensino;
  • As unidades abortadas devido falta de Access Points, mediante a uma Boletim de Ocorrência, serão incluídas nos lotes subsequentes que contenham escolas na mesma região;
  • As unidades abortadas por falta fonte ou suporte deverão repor os equipamentos;
  • As unidades abortadas por problemas de infraestruturas, serão encaminhadas para FDE, não necessitando a abertura de ocorrência no portal;
  • A Diretoria de Ensino não está autorizada a utilizar a reserva técnica sem o aval do CEIR, onde somente a empresa PRIME poderá efetuar a retirada e instalação dos equipamentos;

 

2.3 COMUNICADO CITEM/DGREM/CVESC N°110 – de 03 de agosto de 2023 – Reabertura excepcional para lançamentos de notas e frequência (Fechamento) – Turmas e expansão e demais pendências do 2º Bimestre.

Devido a quantidade as solicitações e necessidade de atendimento, em caráter excepcional, informamos que a correções e o lançamento de nota e frequência estará disponível até o dia 11/08/2023, para os perfis do Diretor, Vice-Diretor e GOE.

Solicitamos que neste período, a unidades escolares efetuem todas as correções e lançamentos das pendências remanescentes, inclusive para viabilizar o lançamento do NCOM.

Reforçamos, que seja efetuado acompanhamento visando o cumprimento dos prazos estabelecidos e a garantia da qualidade das informações.

Salientamos que às escolas deverão assegurar que os resultados 2º e 3º bimestres sejam devidamente registrados na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, no módulo “Fechamento”, dentro dos prazos mencionados.

Ressaltamos a importância do lançamento diário do registro de frequência.

 

3 – EFAPE

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/EFAPE – 2023 – Nº 173

Seguem as informações referentes à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da

Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE).

Assuntos:

  1. Multiplica SP #Professores – Divulgação da Classificação e Solicitação de Recurso – Formador DE.
  1. Multiplica SP #Professores – Inscrições para Professores Cursistas.
  2. Clube de Leitura Gato Preto – Leitura de Agosto.

 

  1. Programa Multiplica SP #Professores – Divulgação da Classificação e Solicitação de Recurso – Formador DE

Ação: informações em relação ao processo seletivo do Formador DE para o Programa Multiplica SP

#Professores

Formato: : remoto via SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/).

Status: em andamento        

Público-alvo: professores que estão participando do processo seletivo para a posição do Formador DE

Data:

  1. Multiplica SP #Professores – Inscrições para Professores Cursistas

 

Ação: informações sobre as inscrições para o Professor Cursista do Programa Multiplica SP

#Professores

Formato: remoto

Status: em andamento

Público-alvo: equipes das Diretorias de Ensino e Unidades Escolares.

 

Mais informações:

  • Gostaríamos de informar que as inscrições para Professores Cursistas foram um grande sucesso! Isto se deve ao esforço e dedicação de cada equipe das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares que se empenharam na divulgação do Programa.
  • Agradecemos, em especial, a parceria das equipes de Dirigentes e Diretores que participaram das reuniões realizadas pela equipe de formadores EFAPE e ainda trabalharam ativamente na divulgação e engajamento de cursistas. O nosso muito obrigado!
  • Em tempo, informamos que está é apenas a 1ª Edição do Programa, sendo prevista a expansão do número de vagas para as edições subsequentes. Acompanhem as comunicações da EFAPE para mais informações.

 

  1. Clube de Leitura Gato Preto – Leitura de Agosto

Ação: divulgação da leitura de agosto do Clube de Leitura Gato Preto – Olhos d’água, de Conceição Evaristo.

Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).

Status: a ser realizado em breve

Público-alvo: todos os profissionais da Seduc-SP.

Horário: das 15h às 16h30

Mais informações:

Ressaltamos que a participação é voluntária, estando cientes de que não poderá comprometer o andamento das aulas e/ou rotina escolar. Informamos ainda sobre a não disponibilização de diária, transporte e/ou ajuda

de custos de qualquer espécie.

  • Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br.