Comunicado DESBC nº 28/2023
Data: 07/07/2023
No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:
Boletim Semanal Subsecretaria nº 25
1 – COPED
1.1 3° EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES – USP Lorena
Informamos às Diretorias Regionais de Ensino que o 3° EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES PROMOVIDO.
PELO CLUBE DE CIÊNCIAS DA USP DE LORENA será realizado, entre os dias 20 e 24 de setembro de 2023, com ênfase no dia 22, das 9 às 15h, dia do equinócio de primavera no hemisfério sul.
O experimento tem a intenção de ser um desafio pedagógico e desenvolver a aprendizagem temática por meio da execução de atividade inter e transdisciplinar colaborativa.
É destinado a qualquer aluno e professor ou equipes de alunos e professores da Educação Básica, e estudantes de graduação de áreas correlatas às Ciências Exatas, que se disponham a promover a aprendizagem por meio da experimentação sobre o movimento relativo entre a Terra e Sol.
As atividades propostas estão separadas em dois níveis, da seguinte forma:
- Nível 1: destinado a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Tratará do tema de forma lúdica e será usado alguns conhecimentos básicos de matemática.
- Nível 2: destinado a estudantes do Ensino Médio, sendo necessário, além dos conhecimentos descritos no nível anterior, alguns conceitos de trigonometria.
Dentre os tópicos a serem abordados em todos os níveis estão:
- Reconhecimento geográfico e cultural do Monumento Marco Zero em Macapá – AP;
- A orientação visual por meio do movimento solar e de sombra;
- O uso de bússolas;
- O conceito de latitude e longitude, sua determinação e importância;
- O equinócio e as estações do ano;
- O que é fuso horário e sua definição ao redor do Planeta;
- Uso de simuladores de sombra e do caminho solar;
- O experimento de Eratóstenes e a determinação do raio da Terra; e
- A comparação dos dados experimentais em diferentes municípios.
Para tomar conhecimento de como serão desenvolvidos os experimentos e os desafios, serão oferecidos minicursos de forma remota por meio da plataforma Google Meet aos professores dos níveis 1 (8 e 15 de agosto) e 2 (9 e 16 de agosto).
Para dúvidas, envie e-mail para clubedecienciasusp@gmail.com
Para se inscrever no evento, preencha a ficha de inscrição no seguinte link: https://forms.gle/TPF8hoPACNqNN8Ho8
Para informações sobre como ocorre o experimento promovido pelo CDCUSP, acesse:
https://prceu.usp.br/congresso/2021/11/25/clube-de-ciencias-da-usp-aprendizagem-baseada-em-temas-por-meio-do-experimento-de-eratostenes/
2 – CGRH
2.1 Comunicado sobre afastamentos por suspeita ou contaminação COVID
Considerando o Comunicado DPME nº 005, de 28/06/2023, publicado em 30/06/2023, ficam revogados os termos dos comunicados:
- Comunicado DPME 060, de 18/06/2020;
- Comunicado DPME 067, de 23/06/2020;
- Comunicado DPME 093, de 14/09/2020;
- Comunicado DPME 003, de 18/01/2022;
- Comunicado DPME 004, de 31/01/2022.
Desta forma, para as situações em que o servidor não estiver em condições de saúde para o trabalho, por suspeita ou confirmação de COVID, este deverá buscar atendimento médico e o afastamento em Licença Saúde mediante agendamento no site do DPME. Salientamos que a perícia será presencial e o servidor deverá comparecer mesmo que ainda apresente sintomas.
Solicitamos ampla divulgação junto às unidades escolares de sua jurisdição.
2.2 Comunicado Resolução Suporte Pedagógico
Informamos a todos que publicaremos uma nova resolução de Atribuição do Suporte Pedagógico.
Neste sentido, solicitamos suspender novas designações nos termos da legislação vigente.
2.3 Férias 411, 412 e 413 e Cronograma de Pagamento – Julho de 2023
A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, tendo em vista a necessidade da adoção de procedimentos para pagamento de férias e ações a serem realizadas em relação a pagamentos, orienta o que segue:
I – Apontamento de Férias (411, 412 e 413) no E-Folha (Web)
Informamos que os servidores afastados nas funções de Coordenador de Gestão Pedagógico (411), Professor Especialista em Currículo (412) e Coordenador de Equipe Curricular (413), que tiveram as férias rejeitadas, o apontamento deverá ser realizado através do sistema E-Folha (Web) para recebimento do período no pagamento do mês de agosto.
II – Cronograma Pagamento – Julho 2023
Encaminhamos por meio deste, os próximos eventos do cronograma de pagamento transmitidos anteriormente por intermédio de live e e-mail:
3 – CISE
3.1 ERRATA – Orientações quanto a alimentação escolar durante o período de recesso escolar
No comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CISE nº 141/2023 acerca das orientações quanto a alimentação escolar durante o período de recesso escolar, onde se lê “período de recesso escolar, entre os dias 10/07 e 21/07/2023”, leia-se “período de recesso escolar, entre os dias 10/07 e 24/07/2023”
4 – CITEM
4.1 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – n° 94, de 07 de julho o de 2023 – Execução do Projeto de Conectividade WiFi nas Unidades Escolares
O Departamento de Tecnologia de Sistemas, através do Centro de Infraestruturas de Rede, informa que a empresa L.P.M TELEINFORMÁTICA LTDA continuará a entrega de materiais e a execução da infraestrutura nos LOTES 11, 12 e 13 do projeto de conectividade WiFi em nossas unidades escolares.
Aproveitamos esta oportunidade para reforçar a importância da manutenção do horário de funcionamento do administrativo escolar durante o período de férias.
É essencial que as escolas estejam disponíveis para receber os serviços dentro dos prazos estipulados, garantindo assim a continuidade do projeto. Para facilitar o acompanhamento das atividades, segue abaixo o cronograma.
4.2 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR – n° 95, de 07 de julho o de 2023 – Cronograma de Instalação AP’s – Lote 29
O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestruturas de Rede, informa o cronograma de instalação dos equipamentos de Access Points para 142 unidades escolares. As datas estão entre 11/07/2023 e 31/07/2023, abaixo cronograma.
Informações Importantes
- A empresa responsável pela operação é a PRIME INTERWAY, cujo funcionários devidamente uniformizados (utilizando camisa verde e crachá da empresa) deverão se identificar no momento de contato com a unidade escolar;
- A empresa PRIME INTERWAY deverá chegar nas Unidades Escolares até o meio-dia, em caso de atraso ou não comparecimento, a equipe do NIT deverá deverá ser avisada: desbcnit@educacao.sp.gov.br
- Os técnicos responsáveis pelas instalações dos Access Point (Ap’s), não possuem autorização para retirar qualquer equipamento, seja eles: Switch, Firewall, Nobreak ou AP’s das Unidades Escolares (UE);
- É de responsabilidade da unidade a conferência de qualquer equipamento no ato da entrega;
- A unidade escolar deve ser orientada que não é permitido realizar a instalação por meios próprios, evitando assim, perda da garantia do equipamento. Qualquer problema que inviabilize a instalação, a PRIME reportará à SEDUC;
- As caixas contendo os Access Points deverão estar separadas antes do técnico chegar à unidade, a fim de agilizar o processo de instalação;
- Cronogramas, manuais e status das instalações estão disponíveis no OneDrive do CEIR, onde é de responsabilidade do NIT repassar as informações pertinentes para unidades de ensino;
- As unidades abortadas devido falta de Access Points, mediante a uma Boletim de Ocorrência, serão incluídas nos lotes subsequentes que contenham escolas na mesma região;
- As unidades abortadas por falta fonte ou suporte deverão repor os equipamentos;
- As unidades abortadas por problemas de infraestruturas, serão encaminhadas para FDE, não necessitando a abertura de ocorrência no portal;
- A Diretoria de Ensino não está autorizada a utilizar a reserva técnica sem o aval do CEIR, onde somente a empresa PRIME poderá efetuar a retirada e instalação dos equipamentos;
3 – EFAPE
5.1 COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/EFAPE – 2023 – Nº 147
Seguem as informações referentes à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE).
Assuntos:
- Programa Multiplica SP #Professores – Divulgação da Classificação Preliminar.
- Programa Multiplica SP #Professores – Reunião com os Diretores da Rede Estadual.
- Programa Multiplica SP #Professores – Início das Inscrições para Professor Cursista.
- Atenção Cursista AVA-EFAPE – Prazo de Encerramento dos Períodos de Realização das Atividades.
- Abertura do CadFormação para o 2º Semestre de 2023.
- Divulgação do álbum com as músicas finalistas da edição 2022 do Concurso “Vozes pela Igualdade de Gênero”
- Programa Multiplica SP #Professores – Divulgação da Classificação Preliminar
Ação: divulgação da Classificação Preliminar das provas objetivas (etapa 1 do processo seletivo), realizadas no período entre 30/06 e 02/07/2023.
Formato: remoto via site da EFAPE.
Status: a ser realizado em breve.
Público-alvo: professores candidatos à posição de Professor Multiplicador e Formador DE do Programa Multiplica SP #Professores.
Data: 12 de julho de 2023 (quarta-feira).
Mais informações: os professores que estão no processo seletivo do Programa Multiplica SP #Professores poderão acessar a Classificação Preliminar a partir do dia 12 de julho de 2023 no site da EFAPE (https://efape.educacao.sp.gov.br/).
- Programa Multiplica SP #Professores – Reunião com os Diretores da Rede Estadual
Ação: reunião com os diretores sobre o Programa Multiplica SP #Professores.
Formato: remoto – link será enviado em breve.
Status: a ser realizado em breve.
Público- alvo: diretores da Rede Estadual.
Data: 10 a 21 de julho de 2023.
Mais informações: durante o período de 10 a 21 de julho, os diretores da Rede receberão informações importantes sobre o Programa Multiplica SP #Professores. Na oportunidade, serão esclarecidas dúvidas sobre o Programa. Solicitamos o apoio das equipes das Diretorias de Ensino (DE) para organização de tais encontros.
- Programa Multiplica SP #Professores – Início das Inscrições para Professor Cursista
- Ação: abertura de inscrições para Professor Cursista no Programa Multiplica SP #Professores.
- Formato: remoto via SED.
- Status: a ser realizado em breve.
- Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio).
- Data: 25 de julho até 18 de agosto.
- Mais informações: a partir de 25 de julho de 2023, os professores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Professores. As inscrições se encerram no dia 18 de agosto de 2023. Tanto o regulamento, quanto as informações sobre o Programa estão disponibilizadas no site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/multiplicaspprofessores/.
Solicitamos o apoio das equipes das Diretorias de Ensino (DE) para reiterar as informações e compartilhar detalhes dessa fase de inscrição com os professores. Destacamos a importância da participação de todos.
- Atenção Cursista AVA-EFAPE – Prazo de Encerramento dos Períodos de Realização das Atividades
- Ação: divulgação das datas de encerramento dos períodos de realização das atividades no Ambiente
Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE) nos cursos especificados.
- Formato: remoto via AVA-EFAPE.
- Status: em andamento.
- Público-alvo: cursistas inscritos nos cursos a seguir.
- Mais informações:
Solicitamos a atenção dos cursistas em relação ao período de realização das atividades dos cursos. De acordo com os respectivos regulamentos, as atividades não poderão mais ser acessadas após o término do prazo de encerramento do período de realização das atividades.
- Abertura do CadFormação para o 2º Semestre de 2023
- Ação: Abertura do CadFormação para o 2º semestre de 2023.
- Público-alvo: Diretorias de Ensino e Órgão Central.
- Data: a partir de 17 de julho de 2023.
- Mais informações:
- Informamos que a partir de 17 de julho de 2023 o CadFormação estará novamente disponível para cadastro de novas propostas de ações formativas e/ou envio de ações já cadastradas que estavam na fase “Em Elaboração”, “Em Revisão” ou em “Aprovação DE”. É importante que os responsáveis fiquem atentos(as) para as datas de término das postagens, de forma a não comprometer o trabalho ao final do ano.
- Para as ações formativas do 2º semestre, o sistema estará aberto para postagens conforme segue
- Relembramos que as postagens das ações de formação no sistema são muito importantes para o registro e transparência de todo o trabalho da Rede. Mensalmente, os dados extraídos do
CadFormação são computados e lançados no Sistema de Monitoramento do PPA (SimPPA) da Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.
- Importante: O preenchimento do relatório, logo após o término da ação, é fundamental para que os dados das ações de formação da rede estadual estejam sempre atualizados. Lembre-se, o
CadFormação é a fonte oficial da SEDUC para informações relativas a dados de ações formativasno atendimento a demandas internas e órgãos oficiais de controle (Ministério Público) e
sociedade civil. Apenas ações finalizadas são contabilizadas.
- As dúvidas relacionadas à utilização do sistema deverão ser encaminhadas por meio do canal “Portal de Atendimento”.
- Divulgação do álbum com as músicas finalistas da edição 2022 do Concurso “Vozes pela Igualdade de Gênero”
- Ação: divulgação do álbum com as músicas finalistas da edição 2022 do Concurso de Música “Vozes pela Igualdade de Gênero”.
- Formato: online via Plataforma de Streaming.
- Status: realizado.
- Público-alvo: profissionais da educação e estudantes da rede.
- Mais informações:
- Está disponível o álbum que reúne as dez composições finalistas da edição 2022 do Concurso de Música “Vozes Pela Igualdade de Gênero”, uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo.
- A gravação em estúdio profissional, e disponibilização do material, foi parte da premiação oferecida pelo MPSP para os estudantes finalistas do concurso. Ouça as músicas em:
https://open.spotify.com/album/3jBBlCi1TykyZID1PwVAP0?si=RPKyMBIbT6u-8GLpMeqj_Q.