Comunicado DESBC nº 26/2023 

Comunicado DESBC nº 26/2023

Data: 23/06/2023

No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:

 

Boletim Semanal Subsecretaria nº 24

1 – SAGESP/SAINTER

1.1 1. Identidade Visual

Em vista da atualização da Identidade Visual do Governo de São Paulo, compartilhamos as orientações para adequação da comunicação institucional a ser utilizada.

> A logomarca do Governo do Estado de São Paulo está disponível em: https://www.comunicacao.sp.gov.br/identidade-visual/;

> A logo específica da Educação está em: https://www.comunicacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/gov_logo_secretaria_educacao_2023.zip

As regras para aplicação e utilização da marca estão disponíveis em: https://www.comunicacao.sp.gov.br/manuais/.

A consulta é essencial para a prática.

Recomendamos que o uso desta atual versão seja atualizada nas comunicações – materiais digitais e impressos a serem feitos – como identidade de marca, incluindo as que o brasão estava sendo utilizado (salvo casos de solenidade em que o uso padrão é do brasão). O logo antigo -bandeira- não deve ser mais utilizado em nenhum caso. Em casos de impossibilidade da substituição – como em livros já impressos e distribuídos – não há necessidade de readequação, mas para publicações futuras considerar a nova logomarca.

As assinaturas de todos os servidores e contas setoriais também devem ser ajustadas. A Secretaria Escolar Digital (SED) já está atualizada para gerar as assinaturas personalizadas para cada servidor, por isso o ideal é que todos façam por lá. Por gentileza, repliquem para as equipes locais.

Caso tenha feito sua assinatura previamente pedimos que refaça, pois a versão anterior da logo estava errada.

Como localizar: Pesquisar por ASSINATURA no canto esquerdo > selecionar GERAR ASSINATURA > preencher com as informações do servidor. A ferramenta é intuitiva e concluirá de forma rápida o processo.

 

 

2 – COPED

2.1 21ª edição do Programa Jovens Embaixadores

Informamos que a partir do dia 30/06/2023 estarão abertas as inscrições para a 21ª edição do Programa Jovens Embaixadores. A Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com as organizações públicas e privadas, entre as quais a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, abre pré-cadastro online, até dia 13 de agosto, para todos(as) os(as) estudantes da etapa do Ensino Médio (entre 15 e 18 anos) que tiverem interesse de participar do processo seletivo.

No intuito de viabilizarmos a participação dos(as) estudantes da Rede Estadual, solicitamos ampla divulgação nas Unidades Escolares sob sua circunscrição e a indicação de um(a) interlocutor(a) – planilha a ser preenchida e enviada por meio do Google Forms até 30 de junho 2022.

Link da planilha (Google Forms): https://docs.google.com/forms/d/1LrxOLWm-1mf_ifxidcrOkGKS2hlEP_5iJ6v-nUeqTWA/edit

Para maiores informações, acompanhem as atualizações pelas mídias sociais do Programa:

https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores

https://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR

https://www.instagram.com/embaixadaeua

https://twitter.com/embaixadaeua

https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores

 

2.2 Dia internacional do Refugiado e Dia nacional do Migrante Internacional

Durante o mês de junho, destacamos duas datas relevantes para a conscientização e valorização dos estudantes migrantes internacionais em nossa rede escolar: o Dia Internacional do Refugiado (20/06) e o Dia Nacional do Imigrante (25/06).

Como parte dos esforços do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), o Centro de Inclusão Educacional (CINC) disponibiliza documentos orientadores que visam auxiliar os profissionais da educação a adotarem abordagens adequadas e práticas inclusivas para atender às necessidades desses estudantes.

Esses recursos fornecem informações essenciais sobre como apoiar a adaptação dos estudantes migrantes, promover sua inclusão social e criar um ambiente de aprendizado efetivo. Além disso, oferecem diretrizes para lidar com desafios específicos que podem surgir durante o processo de integração desses estudantes.

É fundamental reconhecer que temos mais de 16.000 estudantes migrantes internacionais em nossas escolas, provenientes de diversas partes do mundo, como Bolívia, Venezuela e Haiti destacando-se como as três nacionalidades com maior representatividade.

Diante desse contexto, é essencial que as escolas se comprometam a reconhecer e valorizar a diversidade cultural, aproveitando a riqueza de experiências que os estudantes migrantes trazem para o ambiente escolar.

Informamos que os documentos orientadores mencionados estão disponíveis e podem ser acessados nos links abaixo.

 

2.3 Curso da EJA – 2º semestre letivo de 2023.

A partir do 2º semestre letivo, no que tange ao Ensino Médio da EJA, a organização do curso seguirá somente a Resolução SEDUC 56 de 6-7-2022, que dispõe sobre a organização curricular de cursos da Educação de Jovens e Adultos da etapa do Ensino Médio.

Diante disso, em resposta aos questionamentos apresentados pela rede, orientamos que sejam realizados esforços para que ocorra a recuperação do processo de ensino -aprendizagem com as turmas do 3º termo da EJA que estão concluindo o curso neste semestre letivo.

Por fim, destacamos que, em caso de reprovação, os estudantes deverão ser matriculados neste novo formato de curso a partir do 3º termo da EJANEM e seguir até a conclusão do curso, no 4º termo.

 

3 – CGRH

3.1 Cronograma Pagamento – Eventos futuros

Encaminhamos por meio deste, os próximos eventos do cronograma de pagamento transmitidos anteriormente por intermédio de live e e-mail:

 

4 – CITEM

4.1 Comunicado CITEM/DETEC/CEIR/CIEQ – n° 88, de 23 de junho de 2023 – Cadastro e Vinculação do Tablet ao Chip

O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestrutura de Rede (CEIR) e Centro de Instalações e Equipamentos (CIEQ) vem, por meio deste, informar que está disponível, na SED – Secretaria Escolar Digital, o novo módulo “Gerenciamento Tablets” para as Unidades Escolares realizarem o cadastramento e a vinculação do tablet ao chip em utilização.

Para tal, o prazo de regularização sistêmica dos chips, em especial utilizados para a Prova Paulista, corresponde até ao período de 14/07/2023. Após este período, os chips sem vínculos aos tablets serão bloqueados pelas operadoras automaticamente.

Quanto aos tablets, não é necessário que sejam cadastrados todos os tablets das Unidades Escolares, ou seja, o cadastro nesse primeiro momento é obrigatório apenas no caso de uso do tablet junto a um chip, ou formalização da cessão de tablet para estudantes com necessidades especiais, como por exemplo baixa visão.

Não existe previsão de cessão de tablets fora do ambiente escolar ao quadro docente ou discente da rede, com exceção aos estudantes com necessidades especiais. Para apoiá-los, foi realizado um manual de cadastramento e uso do Sistema de Equipamento Móvel, divulgado no Repositório do CIEQ dentro do Google Drive, na pasta “Tablets”:

https://drive.google.com/drive/folders/1JwX3tMuGOu4FnxCxeDWDkIro4zYGpqSL

Acesse aqui o “Guia – Vinculação Tablet ao Chip” para apoiá-los durante a vinculação.

 

4.2 Comunicado CITEM/DGREM/CVESC– n° 89, de 23 de junho de 2023 – Lançamentos de notas e frequência – Fechamento 2º Bimestre
Pelo presente, em decorrência da proximidade do encerramento do 2º Bimestre Letivo, previsto na Resolução Seduc 95/2022, bem como observando o disposto na Resolução SE 62/2019, reforçamos a necessidade das Unidades Escolares, sob a supervisão das Diretorias de Ensino, realizarem verificações dos efetivos e adequados lançamentos e registros de notas e frequências, bem como das realizações das compensações de ausências, importante para os registros da síntese bimestral.

Lembramos que a escola deverá assegurar que os resultados do 2º bimestre sejam devidamente registrados na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, no módulo “Fechamento”, impreterivelmente até o dia 14/07/2023, também sob a supervisão e acompanhamento da Diretoria de Ensino.

Com isso, solicitamos que seja efetuado acompanhamento junto às Unidades Escolares, visando o cumprimento dos prazos estabelecidos. Ressaltamos a importância da digitação diária da frequência escolar.

 

 

4.3 Comunicado CITEM/DGREM/CVESC/DEINF/CGAB– n° 90, de 23 de junho de 2023 – Abertura do sistema para registro do Rendimento Final – 1º Semestre de 2023.

Informamos que o registro do Rendimento Final das turmas dos cursos semestrais que demandam lançamentos nesta época, referente a conclusão do 1º semestre, estará disponível no período de 26/06/2023 a 21/07/2023, para as Escolas Estaduais, Municipais e Privadas.

Para realizar o acesso ao lançamento do Rendimento Final, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Acessar a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio  com login e senha.
Passo 2 – Clicar no menu Gestão Escolar > Cadastro de Alunos > Rendimento Escolar > Rendimento.

Reforçamos, que seja efetuado acompanhamento visando o cumprimento dos prazos estabelecidos e a garantia da qualidade e correta das informações.

 

5 – EFAPE 

5.1 Programa Multiplica SP #Professores – reenvio de vídeo!

  • Ação: Programa Multiplica SP #Professores.
  • Formato: remoto via Secretaria Escolar Digital (SED) – https://sed.educacao.sp.gov.br/
  • Status: Até dia 27/06/2023.
  • Mais informações:

Os profissionais que se inscreveram para participar do Programa Multiplica SP #Professores como Professores Multiplicadores e que, por questões técnicas, não puderam compartilhar adequadamente o vídeo poderá ser incluído ou substituído por meio de edição na inscrição na SED.

Para que continuem no processo de seleção e se tornem Professores Multiplicadores do Programa Multiplica SP #Professores, é importante enviar novamente o vídeo da aula-teste.

Até o dia 27/06 será possível acessar o sistema de inscrição da SED e substituir o link antigo por um novo. Lembrando que a aula- teste deve estar no Youtube.

Tem dúvidas sobre como fazer isso? Confira aqui um tutorial sobre como gravar, subir o seu vídeo no

YouTube e enviar o link pela Secretaria

 

5.2. Programa Multiplica SP #Professores – Orientação Técnica

  • Ação: OT- Perspectivas da Formação entre Pares
  • Formato: Presencial nos Polos, conforme endereço indicado pelos Dirigentes Regionais.
  • Status: em andamento
  • Público-alvo: Professores
  • Data: nos dias 22 e 23 de junho
  • Mais informações: Nos dias 22 e 23 de junho, a EFAPE realizará, nos 16 polos de Diretorias de Ensino, a Orientação Técnica – OT Perspectivas da Formação entre Pares. Os objetivos desta OT são discutir aspectos pedagógicos que permeiam a formação entre pares e fortalecer os espaços dialógicos dos professores.

 

5.3.  Lembrete! Clube de Leitura Gato Preto: Persuasão, de Jane Austen

  • Ação: divulgação da leitura de junho do Clube de Leitura Gato Preto – Persuasão, de Jane Austen.
  • Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
  • Público-alvo: todos os profissionais da Seduc-SP.
  • Status: a ser realizado em breve.
  • Data: 28/06/2023 (quarta-feira), das 15h às 16h30.
  • Mais informações: Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br.