Comunicado DESBC nº 22/2023

Comunicado DESBC nº 22/2023 

Data: 02/06/2023

No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:

 

Boletim Semanal Subsecretaria nº 21

 

1 – COPED

1.1 Prova Paulista – 2º bimestre

A Prova Paulista acompanha o desenvolvimento do currículo, em todas as áreas, apoiando os professores na identificação mais precisa dos conteúdos que os estudantes aprenderam ao longo do 2º bimestre, pela aplicação de instrumentos padronizados de avaliação.

A Prova é voltada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, sendo que a partir do 6º ano, a avaliação terá como referencial os conteúdos curriculares do Material Digital, que podem ser aferidos por itens de múltipla escolha.

A Prova Paulista será realizada no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP ou em sua versão web por meio do link https://cmspweb.ip.tv/. O estudante deve acessar o CMSP com seu login e senha habituais (da SED). Ao entrar na turma, basta clicar em “Prova Paulista”.

Segue o cronograma de aplicação:

 

 

Em caso de alguma excepcionalidade durante a aplicação, as provas estarão disponíveis em uma segunda oportunidade (repescagem) nos dias 26 e 27 de junho.

As provas do 5º ano contarão com 30 questões de múltipla escolha para cada dia de aplicação, do 6º ao 9º ano serão 40 questões para cada dia e 45 para as séries do ensino médio, por dia.

A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma.

Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades de acordo com a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.

Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes no contraturno no AEE – Atendimento Educacional Especializado, durante a aplicação da prova, conforme a necessidade do aluno. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiarão esses estudantes na realização das avaliações, incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados.

A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada pelo Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações.

Ressaltamos a importância das avaliações processuais, pois seus indicadores subsidiam as correções de rumo, o planejamento de ações pedagógicas interventivas e imediatas ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento das aulas. Para tanto, a mobilização e o engajamento de todos os estudantes são fundamentais para que estabeleçamos novo ciclo orientado à qualidade educacional oferecida em nossa rede.

Permanecemos à disposição das Diretorias de Ensino nos seguintes canais:

  • dúvidas e esclarecimentos sobre a Prova Paulista – prova.paulista@educacao.sp.gov.br
  • questões ligadas ao acesso da ferramenta de aplicação – Portal de Atendimento SEDUC.

 

 

2 – CGRH

 2.1 Migração Sistema de readaptação para SED

O Centro de Qualidade de Vida – CEQV do DEPLAN – Departamento de Planejamento e Normatização de Recursos Humanos da CGRH – Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da SEDUC em parceria com a CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula, informam:

A partir de 05 de junho de 2023, entra em vigor o novo sistema de cadastramento de eventos da Readaptação, com a migração do das funções 4.4.1 e 4.4.3 do PAEF para o sistema Escolar Digital – SED. Segue o Tutorial das ações a serem incrementadas para registros dos eventos de readaptação no referido cadastro, o tutorial também estará disponível em rede.

Ao acessar a SED, em Recursos Humanos – Funcional – Readaptado, a tela se abre para registro dos eventos abaixo:

  • Cadastrar Readaptação Autorizada ou,
  • Opção pesquisar para cadastrar os eventos posteriores tais como:

1 súmulas mantidas;

2 mudanças de sede de exercício;

  • nova fixação e

4 súmulas de cessação da readaptação.

 

 

3 – CISE

3.1 CARDÁPIO – PERÍODO DE 12 A 30/06

Considerando o período que antecede o recesso escolar de 12/06/2023 a 30/06/2023 e a aplicação da Prova Paulista, segue programação de cardápio para as refeições das Unidades Escolares:

Dia 12/06 – Arroz, feijão, frango dourado e purê rústico de abóbora

Dia 13/06 -Arroz, feijão, kibe de forno, abobrinha ao alho e salada de repolho

Dia 14/06 – Arroz, Feijoada, farofa (virado) de couve e tangerina

Dia 15/06 – Arroz, feijão, omelete colorido (milho, cenoura, salsa, cebolinha), salada pepino com cenoura ao molho de limão

Dia 16/06 – Galinhada (arroz, frango, cenoura, tomate, cebola, salsinha e cebolinha) feijão, milho verde à moda, farofa temperada e mamão

Dia 19/06 – Arroz carreteiro (arroz, pernil, milho, cenoura, salsa, tomate, cebola, cebolinha), feijão e salada de acelga

 

Bolo (fubá ou banana)

Dia 20/06 – Arroz, feijão e escondidinho de carne bovina

Dia 21/06 – Arroz, feijão, carne de panela (bovina grelhada, cebola e alho), salada de macarrão macarrão, salsa, cebolinha, cenoura e tomate) e melancia

Dia 22/06 – Arroz, feijão, strogonoff de frango OU frango em cubos grelhado, batata doce rústica ao forno e mamão

Dia 23 /06 – Arroz, feijão, frittata de abobrinha (ovo, abobrinha e cenoura), salada de alface emperada com limão e banana

Dia 26/06 – Arroz, feijão, carne bovina à primavera (carne moída, abobrinha e cenoura) e salada de repolho

Dia 27/06 – Arroz, feijão, iscas de frango acebolada, purê rústico de abóbora e farofa temperada

Dia 28/06 – Arroz, Feijoada, farofa de cenoura, salada de couve, limãogrete (tomate, cebola e limão) e banana

Dia 29/06 – Arroz, feijão e escondidinho de carne bovina, salada de alface e melancia

Dia 30/06 – Macarrão à primavera com atum (macarrão, atum, cenoura, tomate, salsa, cebolinha e cebola) e banana

Todas as preparações descritas acima estão de acordo com o cardápio e gêneros alimentícios planejados para esse período.

Na próxima semana será encaminhado cardápio com demais especificações das receitas, bem como, a ficha técnica de preparo contendo essas preparações.

Solicitamos que sejam enviadas fotos das preparações para o e-mail daesc.cenut@educacao.sp.gov.br, pois serão utilizadas para divulgação

 

3.2. VALIDADE DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PRESENTE NOS ESTOQUES DAS UNIDADES ESCOLARES

Diante da proximidade das férias escolares do mês de julho, caso existam produtos em estoque com vencimento próximo, os mesmos deverão ter seu consumo priorizado, seguindo a metodologia (VPS (primeiro que vence primeiro que sai). Caso a escola possua algum produto específico em quantidade excedente, ofertar com maior regularidade e como complemento, adequando-os nos cardápios em receitas diversas, as quais estão no caderno de receitas enviado junto com cardápio mensal.

 

4 – EFAPE

4.1 Programa Multiplica SP #Professores – Inscrições Prorrogadas!

  • Ação: Prorrogação das inscrições para Formador DE e Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP #Professores.
  • Formato: remoto via Secretaria Escolar Digital (SED) – https://sed.educacao.sp.gov.br/
  • Status: em andamento.
  • Prazo: Inscrições prorrogadas até às 23h59 do dia 13/06/2023.
  • Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo, Professores de Educação Básica I, Professores

Educação Básica II, Professores do Ensino Fundamental e Médio (Titular de cargo ou ocupante de Função-atividade).

  • Mais informações:
  • CONHEÇA O PROGRAMA: A iniciativa permite a formação entre pares, buscando soluções e aprimorando estratégias de forma colaborativa, a partir do aprendizado e da troca de experiências sobre a prática cotidiana de ensino, ou seja, a Rede formando a Rede.
  • AINDA COM DÚVIDAS? Confira o Perguntas e Respostas de cada perfil.

FAQ-Formador-DE_VF.pdf (educacao.sp.gov.br)

FAQ-Professor-Multiplicador_VF.pdf (educacao.sp.gov.br)

FAQ-Cursista_VF.pdf (educacao.sp.gov.br)

 

 

4.2. Clube de Leitura Gato Preto – Leitura junho.

  • Ação: divulgação da leitura de maio do Clube de Leitura Gato Preto – Persuasão, de Jane Austen
  • Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
  • Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.
  • Data: 28/06 (quarta-feira).
  • Horário: das 15h às 16h30.
  • Mais informações:
  • Para participar ao vivo (em estúdio ou remotamente), inscreva-se pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/1mdxihmpl8du2jiU1aOFOQ35YO3P3_4hPuRhXA6lD4_w/edit

Concurso de Desenho Toyama 2023

XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos

Concurso de Desenho do Consulado da China

Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero – 6ª Edição

 

4.3 Atendimento a Pesquisadores Externos – Participe da Pesquisa “Pedagogias Decoloniais e Professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola”.!

  • Ação: compartilhamento da pesquisa de Aline Belle Legramandi denominada “Pedagogias decoloniais e professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola”.
  • Formato: remoto (https://forms.gle/VY9DdXobnTAxqPCVA)
  • Status: em andamento.
  • Público-alvo: Diretorias de Ensino, gestores e gestoras escolares e, sobretudo, professores e professoras Língua Portuguesa que estão atuando no Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo.
  • Prazo: 04/06/2023.
  • Mais informações:
  • A Unidade de Cooperação Técnica e Pesquisa (UCTEC), parte integrante da EFAPE, é a área responsável pelo atendimento a pesquisadores externos. Neste âmbito, divulgamos a pesquisada estudante em nível de doutoramento Aline Belle Legramandi.
  • Vale ressaltar a importância das pesquisas que são feitas junto à rede, sobretudo com esse tema, e o papel importante dos gestores para que a informação chegue ao público-alvo objeto dessa pesquisa. Sendo assim, solicitamos o apoio de todos no compartilhamento e preenchimento da pesquisa. Agradecemos