Comunicado DESBC nº 18/202
Data: 05/05/2023
No exercício das atribuições próprias do cargo, previstas no Artigo 74 do Decreto nº 64.187/2019, encaminhamos as seguintes orientações, conforme seguem:
Boletim Semanal Subsecretaria nº 17
1 – COPED
1.1 Dia Nacional da Matemática – 06 de maio
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio em homenagem ao dia de nascimento de Júlio César de Melo e Souza, que usou o heteronômico: Malba Tahan.
A intenção é:
- divulgar a Matemática como área de conhecimento;
- sua história;
- suas aplicações no mundo;
- sua ligação com outras áreas de conhecimento; e
- derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
Este dia foi instituído pelo Projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira.
Sugerimos que, havendo a possibilidade, o professor(a) promova a leitura de alguns dos casos relatados na obra “O Homem que Calculava”, criando estratégias para o entendimento do texto e atrelar o conhecimento matemático referente ao caso.
O desenvolvimento dessa atividade, poderá aprimorar o desenvolvimento das seguintes habilidades:
– Ler, Registrar e Interpretar informações e/ou dados em: textos, imagens, tabelas, gráficos, quadros etc.
– Realizar Procedimentos, Estabelecer Relações, Tomar Decisões.
– Analisar fatos, argumentar, estabelecer estratégias, aplicar relações já conhecidas em situações novas para Resolver Problemas.
1.2 Cronograma para organização das classes de Educação Para Jovens e Adultos – 2° semestre.
Considerando o Anexo I, da Resolução SE 50 N° 50, DE 21-06-2022, que dispõe sobre a organização das classes da Educação para Jovens e Adultos – EJA, para o 2° semestre letivo de 2023, encaminhamos abaixo o Cronograma completo de ações conjuntas CEJA/COPED e CEMAT- CEDEP/CITEM:
2 – CGRH
2.1 . Modelo para plano de trabalho para afastamento para o exterior
O Centro de Cargos e Funções – CECAF/DEAPE/CGRH, informa que a partir de 03/05/2023, em atendimento alínea a, do inciso I, do artigo 3° do Decreto n° 61.112, de 04 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre afastamento ao exterior de servidores da Administração Direta e das Autarquias do Estado, o servidor que pleitear afastamento para exterior, deverá anexar ao processo, o plano de trabalho da viagem de forma detalhada, de acordo com o modelo deste link.
Face ao exposto, contamos com o apoio das Diretorias Regionais de Ensino para divulgação entre os servidores das unidades escolares de sua circunscrição.
3 – CITEM
3.1 Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ – n° 69, de 04 de abril de 2023 – Troca de senha SED
O DETEC (Departamento de Tecnologia de Sistemas) vem por meio deste, informar a respeito da necessidade de alteração da senha dos alunos da rede estadual de ensino no portal SED (Secretaria Escolar Digital).
A partir do dia 08/05/23, uma nova política de senhas será aplicada a todos os usuários da Secretaria Escolar Digital (SED), e seus serviços concomitantes (E-mail Microsoft e E-mail Google), através da qual será exigido que as senhas sejam compostas por TODAS as seguintes características:
- a) Tamanho mínimo: 8 caracteres;
- b) Tamanho máximo: 12 caracteres;
- c) Possuir, no mínimo, uma letra maiúscula;
- d) Possuir, no mínimo, uma letra minúscula;
- e) Possuir, no mínimo, um número;
- f) possuir, no mínimo, um caractere especial (!;@;#;$;%;&;* etc).
PARA ALUNOS: caso a senha da SED já tenha sido trocada anteriormente a emissão deste comunicado, será necessário uma nova troca desta, independentemente dela estar de acordo com o padrão atualmente imposto.
Logo, para proceder à troca de senha, é necessário:
1) Acessar o portal SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/);
2) Fazer login (com a senha antiga mesmo);
3) Será solicitado que seja criada uma nova senha;
4) Digitar uma nova senha.
Para mais esclarecimentos, foi elaborado um manual de troca de senha da SED (clique aqui para acessar o manual).
Destaca-se que essa mudança é de extrema importância para a manutenção da segurança do ambiente virtual da SEDUC-SP, considerando que senhas fracas têm sido alvo constante e fácil de invasões.
É importante salientar que as contas associadas ao perfil de cada aluno(a) e professor(a) na SED possuem os seguintes domínios: Microsoft (@educacao; @professor e @aluno) e Google (@servidor; @prof e @al). Desse modo, a alteração da senha na SED provoca, naturalmente, a alteração da senha de acesso aos respectivos emails institucionais de aluno(s) e professores(as). Caso seja identificado que houve uma troca indevida de senha, é possível realizar uma nova alteração por meio do botão “Esqueci a senha”, no próprio portal da SED, o que, como já indicado, implicará em alteração de senha nos demais ambientes.
Por fim, o DETEC informa que foi realizada uma troca de senha preventiva nas contas Google de alunos(as) e professores(as) que demonstraram algum sinal de ação suspeita recentemente.
3.2 Comunicado CITEM/DGREM/CVESC – n° 73, de 05 de abril de 2023 – Reabertura excepcional para lançamentos de notas e frequência (Fechamento1º Bimestre).
Devido a quantidade de solicitações, e tendo em vista da necessidade, informamos que no período de 08/05/2023 a 12/05/2023, estará disponível o Lançamento de notas e frequência e correção para os seguintes perfis: Diretor, Vice-Diretor e GOE.
Reforçamos a necessidade das Unidades Escolares, sob a supervisão das Diretorias de Ensino, realizarem as verificações dos efetivos e adequados lançamentos e registros de notas e frequências.
Esclarecemos que em anos anteriores, o lançamento permanecia aberto para o trio gestor garantir as correções, pois tratava-se de momento de implementação e adaptação. Findado este período, o sistema segue o disposto da Resolução SE 16, de 31-1-2020:
-
-
- b) assegurar que os dados de frequência e os resultados de avaliações internas bimestrais e finais dos estudantes estejam sistematicamente disponibilizados, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data de encerramento do bimestre, para viabilizar a consulta on-line das notas e da frequência, por meio do Boletim Escolar;
-
(Resolução SE 16, de 31-1-2020, Art. 4º, Item I)
Salientamos que a escola deverá assegurar que os resultados do 1º bimestre sejam devidamente registrados na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, no módulo “Fechamento”, impreterivelmente até o dia 12/05/2023, também sob a supervisão e acompanhamento da Diretoria de Ensino. Caso permaneçam erros ou ausência de digitação de informações, neste bimestre ou nos demais, a unidade, em conjuntos com a Supervisão de Ensino, deverá analisar cada caso específico e considerar a regularização de vida escola ou convalidação de estudos, pois a Plataforma SED permanecerá fechada para correções após finalização dos prazos estabelecido.
Conforme estabelecido ressaltamos a necessidade da digitação diária da frequência escolar.
4 – EFAPE
4.1 Cursos Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023 – Inscrições Abertas!
- Ação: divulgação das inscrições para Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023, composto pelos cursos:
– Educação Infantil e Anos Iniciais (60h);
– Anos Finais e Ensino Médio (60h).
- Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-nivelamento-1a-edicao-2023-seduc-esme/
- Status: em andamento.
- Público-alvo:
o Da Seduc-SP: Quadro Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
- Datas:
- Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.-
- Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
- Mais informações:
- Os “Cursos do Currículo em Ação – Nivelamento” tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação acerca dos fundamentos do Currículo Paulista.
- Atenção: em decorrência da similaridade dos conteúdos, reorganizados nesta nova edição, estarão impedidos de se inscrever os cursistas que já tenham sido aprovados nas edições realizadas em 2021 e 2022 dos cursos: Currículo em Ação (Público Escola – Nivelamento) e Currículo em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento.
4.2 Cursos Currículo em Ação – Formação Básica – 1ª Edição/2023 – Inscrições Abertas!
- Ação: divulgação das inscrições para os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica (Ensino Médio) – 1ª Edição/2023, composto por cursos dos componentes:
o Língua Portuguesa – 85h
o Língua Inglesa – 55h
o Educação Física – 55h
o Arte – 55h
o Sociologia – 55h
o História – 55h
o Geografia – 55h
o Filosofia -55h
o Matemática – 55h
o Física – 55h
o Biologia – 55h
o Química – 55h
- Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-formacao-basica-ensino-medio-1aedicao-2023/
- Status: em andamento.
- Público-alvo:Da Seduc-SP: todos(as) Professores(as) de Educação Básica II e Professores(as) de
Ensino Fundamental e Médio, incluindo afastados(as) e designados(as).
- Datas:
o Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.
o Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
- Mais informações:
o Em continuidade aos conteúdos oferecidos no ciclo nivelamento, os Cursos Currículo em Ação
– Formação Básica tem como objetivo a ampliação de conhecimentos acerca de pressupostos dos componentes curriculares do Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio.
o Destacamos que em breve também estarão disponíveis os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica para demais etapas de ensino.
4.3 Abertura de Processo de Habilitação de Escolas para PIBID e Residência Pedagógica
- Ação: divulgação de prazo e formulário para habilitação de novas escolas interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP).
- Formato: remoto via e-mail (favor enviar a planilha a seguir para o e-mail
estagio.seducsp@educacao.sp.gov.br). Segue link da planilha:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1o25jhubjkLqRSz1iUFVUG8Q9SiCM3p77/edit#gid=1006805093
- Status: em andamento.
- Público-alvo: Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisor Responsável por Estágio na DE e grupo gestor das escolas.
- Data: limite para devolução da planilha 20/05/2023.
- Mais informações:
- Os Programas PIBID e PRP custeiam bolsas para que licenciandos possam estagiar nas escolas.
- Lembramos que em 2022 já foram habilitadas as escolas interessadas em participar dos dois programas. A CAPES liberou novos recursos para contemplar outras IES e escolas a partir do corrente ano, razão pela qual solicitamos das DE o contato com as IES de sua região para verificar a disponibilidade de atendimento e inclusão de novas escolas na planilha de habilitação.
- Para tanto, é necessário que a Diretoria de Ensino (DE) divulgue os programas para suas escolas, colete as informações suficientes para o preenchimento da planilha, compile esses dados em uma só planilha e a encaminhe para o e-mail estagio.seducsp@educacao.sp.gov.br até 20/05/2023.
4.4 Clube de Leitura Gato Preto – Leitura de Maio
- Ação: divulgação da leitura de maio do Clube de Leitura Gato Preto – Capitães da Areia, de Jorge Amado.
- Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
- Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.
- Data: 31/05/2023 (quarta-feira).
- Horário: das 15h às 16h30.
- Mais informações: Para participar ao vivo (em estúdio ou remotamente), inscreva-se pelo formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1LG9Owe_9zFfLr4nE_-1hl3OyjXeTQl5IGNpE4ziDzBs/edit
4.5 XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos – Inscrições Abertas!
- Ação: seguem abertas as inscrições para o XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos.
- Formato: as redações devem ser entregues aos professores orientadores até o dia 07/06/2023, conforme regulamento.
- Status: em andamento.
- Público-alvo: estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino e escolas públicas
municipais e privadas da cidade de Barretos. Os estudantes serão divididos nas seguintes categorias:
Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano);
Ensino Médio;
EJA – Ensino Fundamental Anos Finais (09º ano) e Ensino Médio.
- Cronograma:
- Elaboração das redações nas escolas: 11/04/2023 a 07/06/2023
- Banca de avaliação nas escolas: 12/06 a 23/06
- Banca de avaliação nas Diretorias de Ensino: 26/06 a 07/07/2023
- Banca de avaliação do Hospital de Amor: 10/07 a 28/07/2023
- Publicação do nome dos finalistas: 03/08/2023
- Mais informações:
- O XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos tem como tema “Avanços da Ciência e Promoção de Saúde: da Prevenção ao Tratamento do Câncer”.